sexta-feira, 4 de maio de 2012

Uma aula multimídia


Como o iBooks 2 vai mudar a relação das escolas e dos professores com a tecnologia

O tablet é a bola da vez quando o assunto é tecnologia e educação. Para ajudar na sua disseminação em escolas, a Apple lançou no início de janeiro o iBooks 2, que tem como foco a criação de livros didáticos para o iPad. "A Apple colocou na mão dos professores a habilidade de criar material multimídia", disse Cristiana Assumpção, coordenadora de tecnologia do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, e a única brasileira a assinar um estudo da Unesco sobre o uso da tecnologia na educação. "Isso vai ajudar na adoção do tablet na sala de aula." Acompanhe os principais trechos da entrevista. 

O que muda na educação com a chegada do iBooks 2? 

A Apple colocou na mão dos professores a habilidade de criar material multimídia para o iPad. E o que é melhor: de forma intuitiva. Isso democratiza a autoria, e também agiliza e facilita a adoção do tablet na sala de aula. Podemos pensar em projetos onde os alunos também criam material. 

Já se falou que o computador, o laptop e o netbook revolucionariam a educação. O tablet é a bola da vez. Por quê? 

Há dois anos, perguntei a um professor americano por que a Califórnia tinha adotado o iPad nas escolas. Ele disse: "O aluno está com o tablet na mesa, não fica escondido atrás da tela. Eu sei se ele está fazendo a tarefa ou não". O tablet é intuitivo, não vai fazer você perder seu tempo ensinando os alunos a usá-lo. Você vai poder se dedicar à aula, para passar o conteúdo. 

Como o Colégio Bandeirantes está se preparando para adotar os tablets? 

Este ano vamos começar com os tablets nas aulas e criamos um grupo de professores para avaliar os resultados de perto. Um iPad pode distrair muito se não houver uma proposta pedagógica sólida para usá-lo na aula. 

O gargalo no uso da tecnologia na educação ainda é o professor? 
A tecnologia não vai fazer diferença se os professores não souberem o que fazer com ela. A escola vai ter de se reestruturar. 

BAIXE E APRENDA 

Apps que ajudam o trabalho do professor 

iThoughts HD - Ajuda a criar mapas mentais. É usado para listas de tarefas e planejamento de projetos. 9,90 dólares 

Doodle Buddy - É um aplicativo para aula de arte. Permite pintar com vários dedos e tem paleta com 44 mil cores. Grátis 

Garage Band - Transforma o iPad em vários instrumentos, como guitarra e bateria. Para aula de música. 4,99 dólares

Nenhum comentário:

Postar um comentário