A adoção das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção e ingresso de estudantes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o preenchimento de 50% das vagas em 2013, foi autorizada como forma de democratizar o acesso. Cerca de 3.300 vagas, de acordo com Pró-reitor adjunto Adelardo Medeiros, deverão ser conquistada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) - que se vale das notas do Enem. O quadro de vagas para ingresso em 2013, entretanto, para ambos os processos seletivos (vestibular e SiSU) deve ser aprovado, pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN, até dia 15 de maio, explica o pró-reitor. Para 2014, a totalidade das vagas serão preenchidas via SiSU.
Emanuel AmaralAbelardo Medeiros acredita que a mudança não trará prejuízos à rotina de estudo do candidato
Todos os alunos podem concorrer palas duas formas de ingresso. "Entendemos que não houve aumento ou diminuição na chance de ingresso para nenhum estudante. O que ocorreu foi uma democratização da possibilidade de concorrer à vaga, com o aumento do número de vagas oferecidas via SiSU", avalia o pró-reitor Adelardo Medeiros.
Não haverá modificação importante no modelo do vestibular 2013 da UFRN, no que diz respeito à metodologia de aplicação, conteúdos, estilo de questões e formato das provas. A realização das provas pela Comperve deve seguir o calendário de anos anteriores, no final de novembro. A divulgação do resultado acontecerá tão logo esteja disponível.
"Apenas o número de vagas oferecidas será menor em relação ao ano anterior, já que as demais vagas serão oferecidas via SiSU", resume Medeiros. As vagas serão distribuídas aproximadamente 50% para cada um dos processos seletivos, com exceção dos cursos que já faziam a seleção inteiramente pelo SiSU, que permanecem desta forma. No ano passado foram ofertadas 385 vagas em onze cursos, pelo sistema Enem/SiSU.
Outra alteração é que não haverá aprovados via vestibular para o segundo semestre, já que só serão oferecidas vagas para o primeiro semestre. As vagas para o segundo semestre serão oferecidas via SiSU, que terá duas edições a partir deste ano. A quase totalidade dos cursos oferecerá vagas pelos dois processos.
Apesar da polêmica e descrença no Enem, levada por fraudes e falhas no processo, o pró-reitor Adelardo Medeiros , assegura que o processo é seguro. Em 2011, o exame contou com 6,2 milhões de inscritos e foram detectados problemas em provas de aproximadamente 640 alunos, ou seja, um total de 0,01%. "Evidentemente que se deseja que não ocorra nenhum erro, mas entendemos que todo processo seletivo infelizmente é sujeito a falhas", analisa. O mais importante, acrescenta Adelardo Medeiros, são as soluções tomadas pelo Ministério da Educação para "não comprometer o processo seletivo via SiSU".
O pró-reitor considera que a mudança só agrega benefícios aos estudantes e não deverá causar muito impacto na rotina de estudos em preparação as provas, devido as metodologia de ensino. "Já desde alguns anos a matriz curricular que é adotada no vestibular UFRN é similar ao programa do ENEM, de tal forma que o aluno que estuda para uma das formas de ingresso também estará preparado para a outra".
Matrículas
Em caso de dupla aprovação, será considerada apenas a vaga na qual ele escolher efetuar cadastramento, sendo convocado suplente na outra vaga. Independentemente da forma de ingresso, não é permitida a matrícula em mais de um curso da UFRN, ou de qualquer outra instituição pública, de acordo com a lei federal número 12.089 de 11 de novembro de 2009.
O remanejamento das vagas será feito levando em conta cada um dos processos seletivos separadamente: ao sobrar uma vaga do vestibular, será convocado o primeiro suplente do vestibular, e da mesma forma para o SiSU.
Para o aluno que tenha sido aprovado e efetuou cadastro em uma vaga, e que, posteriormente, por meio do outro processo seletivo, foi aprovado e efetuou cadastro em vaga conseguida através de outro processo seletivo, o vínculo anterior será cancelado. "'A medida é a mesma já adotada ao que acontece hoje em dia com um aluno que passa em um curso em um ano e, no ano seguinte, consegue aprovação para outro curso em novo vestibular", explica o pró-reitor.
Uma modificação em relação aos anos anteriores é que, até este ano, todos os alunos se cadastravam no início do ano, inclusive aqueles que eram aprovados para ingresso no segundo semestre. A partir de 2013, haverá dois cadastramentos: os aprovados para o primeiro semestre, via vestibular ou via SiSU 2013.1, farão o cadastramento em janeiro. Já os aprovados para o segundo semestre, através do SiSU 2013.2, farão o cadastramento em julho. O SiSU ocorre duas vezes por ano, sendo uma vez no primeiro semestre e outra no segundo semestre.
Fonte: tribunadonorte.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário