terça-feira, 15 de maio de 2012

Qual o melhor curso para quem quer ter o próprio negócio/ser empreendedor?

Fonte: Mundo Vestibular

Grande parte das pessoas sonha em ter seu próprio negócio, em transformar a sua ideia em realidade e obter sucesso empresarial com ela. Porém, esse caminho nem sempre é formado totalmente por conquistas. É necessário batalhar e aprender muito para atingir o objetivo desejado.  Algumas pessoas já nascem com o dom de ser um bom empreendedor e obtém rapidamente sucesso em suas criações. Mas, mesmo essas pessoas precisam ter certo conhecimento em empreendedorismo para conseguir tomar as decisões corretas.

Um empreendedor de sucesso precisa ter diversas características, mas as principais tem relação com iniciativa, criatividade, força de vontade, desejo de vitória, ambição para buscar tudo que deseja, visão de mercado, paciência, entre tantas outras.

Ensinar para alguém o ato de empreender nem sempre é uma tarefa fácil. Os professores buscam abrir a mente dos alunos para assuntos que estejam presentes no dia a dia das organizações e treiná-los a enfrentar os desafios que podem chegar de surpresa. Ter jogo de cintura para sair das mais diversas situações, criatividade para resolver os problemas e inovar em produtos e serviços são diferenciais que compõem um empreendedor de sucesso.

Para aqueles que desejam aprender ou aperfeiçoar as técnicas empreendedoras podem fazer cursos de graduação que possuem disciplinas voltadas para o conteúdo de empreendedorismo. Essas disciplinas buscam ensinar aos alunos as técnicas utilizadas por grandes empresas em momentos de crise ou mesmo em momentos de ascensão. Os alunos são treinados a lidar com os mais diferentes tipos de problemas, utilizando as decisões tomadas anteriormente pelos empresários ou inovando e criando as suas próprias soluções.

Cursos como Administração de Empresas, Gestão de Negócios, Gestão Financeira, Marketing, entre outros, são os que buscam preparar os alunos mais ativamente para enfrentar os desafios do mercado. Porém, isso não significa que os alunos que estiverem fazendo outros cursos não possam se tornar empreendedores.

Não existe um curso específico que transforme uma pessoa em um grande empreendedor. Quando há uma grande ideia e ela é colocada em prática, certas técnicas aprendidas durante cursos de graduação ou de especialização se tornam essenciais para tornar o caminho mais fácil e com riscos menores. Porém, fazer um curso de graduação não é garantia de que tal empreendimento se tornará um sucesso.

Antes de tomar a decisão de montar um empreendimento é preciso analisar todas as possibilidades de sucesso e os riscos que serão enfrentados, como os possíveis concorrentes, os gastos iniciais, os conhecimentos sobre o mercado em geral, etc. Quando o empreendedor é uma pessoa que já tem uma bagagem de conhecimento voltada para a área administrativa ou financeira, essa análise torna-se mais simples e pontos de vista diferentes podem aparecer.

Enfim, não há um curso de graduação que transforme alguém em um empreendedor de sucesso, mas muitos cursos trazem disciplinas de empreendedorismo que buscam passar aos alunos as técnicas utilizadas em cada época e por empresas distintas. As mais diversas situações são mostradas e, com isso, os alunos conseguem ter uma visão diferente sobre o mercado. Alguns cursos possuem um foco maior nesse tipo de conteúdo e buscam dar ênfase a assuntos ligados ao sucesso de grandes empreendimentos. Esses cursos mostram as alternativas que foram utilizadas por cada empresa e como podem auxiliar em problemas que aparecem no dia a dia dos empresários atualmente.

Independente da área de atuação e do curso que se deseja seguir, sempre é possível tornar-se um empreendedor de sucesso. Força de vontade e jogo de cintura para vencer os problemas são grandes diferenciais que devem estar presentes em toda organização, independente dos problemas que possam vir a aparecer.

http://www.mundovestibular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário