quinta-feira, 19 de abril de 2012

Olimpíada Brasileira de Física - 2012

REGULAMENTO 2012

1. Dos objetivos

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com os seguintes objetivos:

- despertar e estimular o interesse pela Física;
- proporcionar desafios aos estudantes;
- aproximar a universidade do ensino médio;
- identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

2. Das inscrições

2.1 Poderão participar da Olimpíada Brasileira de Física estudantes de escolas em que houver pelo menos um professor credenciado.

2.2 Para credenciar-se o professor deverá preencher o cadastro de inscrição on line até o dia 09 de maio de 2012.

2.3 Poderão participar os estudantes que estiverem regularmente matriculados no 8º e 9º ano do ensino fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio.

2.3.1 Está vedada a participação de estudantes da 4ª série do ensino médio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

2.4 O estudante deve se inscrever na série em que estiver cursando, caso contrário à escola será desclassificada. A comprovação de escolaridade, caso necessário, será de responsabilidade da escola e do professor credenciado.

2.5 A Olimpíada será dividida em três fases.

2.6 As inscrições para a 1ª fase deverão ser feitas diretamente com o(s) professor(es) credenciado(s) da escola.

2.7 Para realizar as fases seguintes o estudante deve participar necessariamente da 1ª fase.

3. Das provas da 1ª fase

3.1 A prova da 1ª fase será realizada no dia 19 de maio de 2012, sábado, no período das 13h às 17h, na própria escola (horário local).

3.2 Arquivos, em formato pdf, das provas para a 1ª fase serão disponibilizados on-line aos professores credenciados das escolas pela Coordenação da OBF (através da área de acesso restrito do professor). A cópia das provas em quantidade suficiente para a aplicação será de responsabilidade da escola participante.
3.3 As provas da 1ª fase serão nos seguintes níveis:

- Nível Fundamental (alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental)
- Nível Médio I (alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio)
- Nível Médio II (alunos da 3ª série do Ensino Médio)

3.3.1 As provas do Nível Fundamental terão 20 (vinte) questões objetivas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.

3.3.2 As provas do Nível Médio I terão 25 (vinte e cinco) questões objetivas das quais os alunos deverão responder 20 (vinte) de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.

3.3.3 As provas do Nível Médio II terão 20 (vinte) questões objetivas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.

3.4 As provas deverão ser corrigidas pelos professores da escola, conforme orientação e gabarito fornecidos pela Comissão da OBF (COBF) e seus resultados divulgados para os estudantes.

3.5 Os resultados das provas da 1ª fase deverão ser lançados no banco de dados da OBF pelos professores credenciados até 08 de junho de 2012, conforme a orientação dada às escolas no ato do credenciamento dos professores.

3.6 A COBF divulgará o número mínimo de acertos necessários para o estudante ser classificado para 2ª fase até 11 de junho de 2012.

4. Das provas das 2ª e 3ª fases

4.1 A escola que participar da 1ª fase terá automaticamente inscritos para a 2ª fase todos os estudantes que atingirem o número mínimo de acertos estipulado pela Comissão da OBF. As provas da 2ª fase serão aplicadas no dia 11 de agosto de 2012, sábado, das 13h às 17h (horário local), nas sub-coordenações estaduais definidas por cada comissão estadual.

4.2 As provas da 2ª fase serão nos seguintes níveis:

- Nível Fundamental (alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental)
- Nível Médio I (alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio)
- Nível Médio II (alunos da 3ª série do Ensino Médio)

4.2.1 As provas do Nível Fundamental terão 8 (oito) questões dissertativas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.

4.2.2 As provas do Nível Médio I terão 12 (doze) questões dissertativas das quais os alunos deverão responder 08 (oito) de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.

4.2.3 As provas do Nível Médio II terão 8 (oito) questões dissertativas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.

4.3 A escola que participar da 2ª fase terá automaticamente inscritos para a 3ª fase todos os estudantes que atingirem o número mínimo de acertos estipulado pela Comissão da OBF, garantindo-se a cada Estado o número mínimo de um estudante por série. A prova da 3ª fase será realizada no dia 06 de outubro de 2012, sábado, em local a ser divulgado pela Coordenação Estadual.

4.4 As provas da 3ª fase serão nos seguintes níveis:

- Nível Fundamental (alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental)
- Nível Médio I (alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio)
- Nível Médio II (alunos da 3ª série do Ensino Médio)

4.4.1 A prova dos Níveis Fundamental e Médio I será composta por uma parte experimental, realizada das 9h às 11h30min (horário local), e por uma parte teórica, das 13h às 17h (horário local). A prova experimental terá valor de 40% da nota final. A prova teórica do Nível Fundamental terá 8 (oito) questões dissertativas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões. A prova teórica do Nível Médio I terá 12 (doze) questões dissertativas das quais os alunos deverão responder 08 (oito) de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.

4.4.2 A prova do Nível Médio II será composta por uma única prova teórica, realizada das 13h às 17h (horário local). Será composta por 8 (oito) questões dissertativas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.

4.5 Na realização das provas serão permitidos somente o uso de lápis ou lapiseira, borracha, caneta e régua.

4.6 Excetuando a parte experimental, não será permitido o uso de calculadora.

4.7 O aluno que se atrasar não poderá fazer a prova.

4.8 O estudante não poderá se retirar do recinto da prova antes de decorrida uma hora e meia de seu início.

4.9 Nos dias das provas o aluno deverá portar documento de identificação com foto recente e expedido por órgão oficial (Secretaria da Educação, Segurança Pública, Forças Armadas, UNE, UMES ou Ministério do Trabalho), sem o qual o estudante não poderá realizar a prova.

  PROGRAMA OBF 2012
 
  1. Os estudantes deverão conhecer e utilizar, preferencialmente, as unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) com seus múltiplos e submúltiplos. Caso seja utilizado outro sistema de unidades, informações adicionais deverão ser fornecidas aos alunos para a resolução da questão.
  2. Poderão ser incluídas questões sobre assuntos que não constam do programa básico, e quando o forem, conterão informações suficientes para sua resolução.
  3. O programa básico será dividido da seguinte maneira:
3.1 – Nível Fundamental

A - Fundamentos matemáticos necessários: Álgebra fundamental (inclui resolução de equações do 1º e 2º graus); Geometria plana (cálculo de área); Noções de geometria espacial (cálculo de volume).

B – Conceitos básicos de Cinemática: Movimento uniforme (com análise da equação horária); Movimento uniformemente variado (com análise da equação horária).

C - Noções básicas de Gravitação: Movimentos de rotação e translação; Estações do ano; Fases lunares; Eclipses.

D – Noções básicas de Dinâmica (Leis de Newton): Conceito de massa e inércia; Formulação das 2ª e 3ª leis de Newton.

E - Conceito de Energia: Formas de energia; Conservação da energia; Calor e Temperatura; Escalas termométricas.

F - Medidas de Tempo, Espaço e Temperatura. Uso de equipamentos para medidas de grandezas físicas.

G – Análise de erros em medidas experimentais.

3.2 – Nível Médio I (inclui os tópicos do Nível Fundamental)

A – Mecânica Clássica: Fundamentos da cinemática do ponto material (tratamento escalar e vetorial); Leis de Newton e suas aplicações; Trabalho e energia: sistemas conservativos e não-conservativos. Potência e rendimento; Teorema do impulso, quantidade de movimento e sua conservação; Gravitação universal; Estática e dinâmica de corpos extensos; Hidrostática.

B – Termodinâmica: Termometria e escalas termométricas; Calorimetria e mudanças de fase; Dilatação de sólidos e líquidos; Propagação do calor; Comportamento térmico dos gases. Teoria cinética; 1ª e 2ª leis da Termodinâmica.

C - Óptica Geométrica: Princípios básicos; Leis da reflexão e aplicações (espelhos planos e esféricos); Leis da refração e aplicações (dioptros, lentes e instrumentos ópticos).

D – Oscilações e Ondas: Pêndulo simples, sistema massa-mola (oscilador harmônico simples); ondas periódicas: transversais e longitudinais; Propagação, reflexão e refração; Difração, interferência e polarização.

3.3 – Nível Médio II (inclui os tópicos do Nível Médio I):

E – Eletromagnetismo: Carga elétrica e lei de Coulomb; Campo e potencial elétrico; Corrente e resistência elétrica, lei de Ohm; Trabalho e potência em corrente contínua; Geradores e receptores; Fenômenos magnéticos; Lei de Ampère; Indução Eletromagnética; corrente alternada; Ondas Eletromagnéticas.

F - Noções Básicas de Física Moderna e Contemporânea: Relatividade Restrita; Modelo atômico de Bohr; Dualidade onda partícula; Física Nuclear-radiatividade; Fusão nuclear; Fissão nuclear.

3.4 - Fundamentos matemáticos necessários (Nível Médio I e II)

Álgebra fundamental (inclui resolução de equações do 1o e 2º graus); Geometria plana (calculo de área); Noções de geometria espacial (cálculo de volume); Noções básicas de cálculo diferencial e integral, algebra linear e geometria analítica.

CALENDÁRIO 2012
 
Programação

Período 
  •  Inscrição de Escolas até 09 de maio
  •  Prova da 1a Fase (nas escolas) 19 de maio 
  •  Divulgação do gabarito da 1ª fase para escolas e professores 23 de maio 
  •  Lançamento pelos professores e/ou coordenadores das notas da 1ª Fase no banco de dados da OBF até 08 de junho 
  •  Divulgação do número mínimo de acertos para admissão à 2ª Fase até 11 de junho 
  •  Divulgação do gabarito da 1ª fase na página da OBF 13 de junho 
  •  Prova da 2a Fase (nas sub-coordenações estaduais) 11 de agosto 
  •  Lançamento pelos coordenadores das notas da 2ª fase no banco de dados da OBF até 06 de setembro 
  •  Divulgação da nota mínima para admissão à 3ª Fase até 14 de setembro 
  •  Divulgação do gabarito resumido da 2ª fase (na página da OBF) 14 de setembro 
  •  Prova da 3a Fase 06 de outubro 
  •  Divulgação do Resultado Final até 17 de dezembro 
  •  Divulgação do gabarito resumido da 3ª fase (na página da OBF) 17 de dezembro 
  •  Divulgação dos gabaritos comentados das 1ª, 2ª e 3ª fases Março/2013 
  •  Premiação dos vencedores nacionais nos estados Março/2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário