segunda-feira, 2 de julho de 2012

Fórum de sustentabilidade.


O Primeiro Fórum 2012 - Bereiano versou sobre o tema: Sustentabilidade: prioridade para o século XXI.
Na coordenação desse projeto estava a Profa. Ronny Matos. Como expositores, os professores Francisco Geoci, responsável pela cadeira de Literatura, Ariadna Milena e Nathalie Rose Araújo, responsáveis pelo conteúdo de língua portuguesa, Prof. Elmo Marinho de História e Jackson Tindô de Geografia.

O tema foi exposto em suas diferentes vertentes científicas, o que empolgou os alunos presentes ao fórum. A aluna Ana Priscila Marques (PRÉ) nos falou que gostou de tudo, mas especialmente dos vídeos, dando ênfase ao vídeo “O bicho”. Segundo Aline Cristina, Roberta Juliana e Ana Karoline Ribeiro, alunas do 1° ano do ensino médio, a emoção chegou a mil diante de cenas tão fortes.

Durante as exposições, os professores abordaram pontos como:
  • Preservação ambiental como sinônimo de qualidade de vida.
  • Historiou-se a sistemática agressão que os homens vêm perpetrando na natureza, tendo como recorte histórico a Revolução Industrial e o consumismo exagerado dos nossos dias.
  • Geografia enfocou as consequências sociais e ambientais da revolução industrial, bem como teceu comentários acerca dos cuidados que devemos ter com a natureza criada.
  •  Na literatura trabalhou-se o livro O Cortiço de Aluísio Azevedo [publicado em 1890], por estar ambientado na época da revolução Industrial e demonstrar a miséria humana.

A profa. Nathalie enfatizou que a nossa cidade tem avançado na política ambiental, chegando até a ganhar o prêmio das “Melhores Práticas da A3P”, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, na categoria Uso Sustentável dos Recursos Naturais, subcategoria Melhor Gestão de Energia, em agosto deste ano. O projeto inscrito foi "Agenda verde: economizando energia",  por ter uma legislação avançada sobre essa problemática. Finalizando, o fórum ficou claro para todos da necessidade de não só falarmos sobre preservação ambiental, mas praticá-la em nosso dia-a-dia economizando água e energia. Com pequenas ações conscientes podemos fazer muito pelo nosso futuro.

Complementando as discussões promovidas pelo fórum, foi realizado no sábado posterior ao fórum um simulado no Colégio Bereiano, no intuito de consolidar os saberes adquiridos no encontro. Em média, 60 alunos participaram do simulado, um sucesso para seus organizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário