sábado, 14 de julho de 2012

Estudantes brasileiros disputam a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO)

Seis estudantes brasileiros estão em Mar Del Plata, na Argentina, disputando a 53a. Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Em 2011, a equipe brasileira conquistou três medalhas de prata e três de bronze. A competição ocorre até 16 de julho.

A equipe brasileira é formada por: Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP), Maria Clara Mendes Silva (MG), João Lucas Camelo Sá (CE), Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento (DF), Franco Matheus de Alencar Severo (RJ) e Rodrigo Sanches Angelo (SP). Eles foram premiados na 33ª. Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 2011 e selecionados por meio da aplicação de provas e listas de exercícios, além de considerar a pontuação conquistada na disputa nacional. Os estudantes estão acompanhados pelos professores, Luciano Castro (RJ) e Carlos Shine (SP).

Sobre a IMO
A Olimpíada Internacional de Matemática é o maior evento educacional do gênero do mundo, realizada desde 1959, a competição envolve hoje a participação de cerca de 600 estudantes entre 14 e 19 anos de idade, que fazem provas em dois dias consecutivos. Em cada dia, os concorrentes resolvem provas com três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia de prova, abrangendo as disciplinas de algebra, teoria dos números, combinatória e geometria. O Brasil participa do evento desde 1979, conquistando desde então o total de 96 medalhas, sendo 8 de ouro, 26 de prata e 62 de bronze.

A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o país.

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT–Mat).

Para outras informações visite: www.obm.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário