sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Emem - Vestibular

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dá para a Matemática alta importância. Depois do conhecimento da língua portuguesa, a prova de Matemática é a que o Enem mais cobra em seu novo modelo de exame.
  
Aldair Dantas

Prova de matemática é considerada pela maioria dos estudantes o "terror" entre as disciplinas

A Matemática e suas Tecnologias é uma prova inteira, com 45 questões, o que representa um quarto da prova objetiva do ENEM. Nos vestibulares tradicionais, considerados bem mais conservadores, a matéria costuma ser cobrada em aproximadamente um oitavo da prova.

Outra diferença é a linguagem matemática que surge também nas provas de Humanas e de Natureza, seja na forma de gráficos e tabelas, cálculo de grandezas, regra de três, ou em porcentagem, estatística, probabilidade, entre outras formas de representação da linguagem matemática e de seus fenômenos.

Com o novo modelo do Enem, empregado a partir de 2009, algumas temáticas como Meio Ambiente, Cidadania e Valorização da Diversidade, que antes era considerados "alicerces" do exame, cederam lugar, proporcionalmente, para a Matemática. De acordo com especialistas em educação, estes temas continuam importantes e centrais no Enem, mas nenhum deles se sobressai ao número de questões (itens) ligadas à linguagem matemática.

O conteúdo cobrado, entretanto, está muito mais ligado ao raciocínio lógico e a alguns conteúdos mínimos e fáceis da área. O aluno que vai prestar exames para tentar uma vaga no ensino superior não será surpreendido com fórmulas e exercícios aterrorizadores, que é a imagem que, em geral, a maioria dos estudantes brasileiros tem da matéria. Os conteúdos mínimos cobrados nesta prova são os mais claros nas matrizes de competências e habilidades do Enem, fazendo dela a mais 'honesta' das quatro provas.

Apesar disso, é a que os alunos mais erram questões, seguido de Ciências da Natureza (que reúne questões de Biologia, Química e Física). Em média, os alunos concluintes do ensino médio acertam de 12 a 15 questões, das 45, nesta prova, o que já garante uma nota próxima a 500. Como a nota do ENEM sempre é divulgada considerando a distância dos alunos em relação ao resultado médio dos concluintes do Ensino Médio (desvio-padrão), é sempre a prova que tem a maior nota máxima no Enem (sem contar Redação, onde a nota divulgada é absoluta e pode chegar a 1000).

As quarenta e cinco questões de Matemática são cobradas em sete competências, que o MEC considera que devem ser desenvolvidas no Ensino Médio.

Fique por dentro

O que costuma ser pedido nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio

A Matemática na Vida dos Povos - O aluno precisa compreender que os códigos da Matemática, como os números e as operações, são construções humanas, arbitrárias. Em determinado momento, a vida em sociedade exigiu que se contasse, se dividisse, multiplicasse, entre outras coisas. Daí o surgimento da Matemática. Nas questões desta competência, a única coisa que o aluno precisa é contextualizar a linguagem matemática com as questões da vida cotidiana.

As Formas da Vida, Geometria da Realidade
- Os conteúdos básicos de geometria. Cálculo de área e volume das principais figuras geométricas, conceito de ângulo e teorema de Pitágoras precisam ser estudados. As questões devem estar contextualizadas e o ENEM irá verificar se o aluno consegue utilizar seus conhecimentos de geometria para intervir em sua realidade. Metro cúbico (volume) costuma ser, dos conteúdos cobrados, o que os alunos mais erram as respostas.

Medidas da Realidade - Aqui aparece o Sistema Internacional de Medidas e outras formas de escala. O aluno deve identificar, interpretar e utilizar as unidades de medida mais conhecidas, como o metro, quilograma, hora, graus Celsius e Kelvin e o conceito de ampère. Será preciso interpretar e comparar escalas que envolvam estas e outras medidas.

Variação de Grandeza, Porcentagem e Juros - Avalia a capacidade do aluno de identificar diferentes formas de variação de grandeza, seja a proporcional ou a inversamente proporcional, além de regra de três e cálculos que envolvam conhecimento de porcentagem e juros - simples e compostos.

Álgebra - Quando representamos problemas da vida cotidiana em uma equação matemática e não sabemos o valor de algum número, representamos este número por um símbolo, geralmente uma letra (X, Y, etc.). Isto é Álgebra. Nesta competência o aluno deverá conseguir representar, gráfica e algebricamente, fenômenos da matemática.

Gráficos e Tabelas - É necessário aqui que se consiga "ler" informações científicas e sociais a partir da leitura de gráficos e tabelas, afinal o ENEM os considera como uma das principais formas de linguagem matemática. O que pode aparecer - e vai além da simples interpretação - é a necessidade de previsão de tendência, extrapolação e interpolação dos dados contidos em gráficos e tabelas. É mais fácil encontrá-los, como são cobrados no ENEM, em bons jornais, sites e revistas ou nos livros de geografia.

Estatística - Serão cobradas noções de estatística básica e probabilidade, apresentadas em questões contextualizadas, no formato de pesquisas, estudos e jogos comuns à vida cotidiana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário