sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A escola IDEAL


Escrito por Jorge Rivas Maldonado, ACSI Latino-América
Adaptado por Dilean Martins, ACSI-Brasil

Neste artigo veremos alguns aspectos que devemos considerar como características de uma escola IDEAL utilizando as letras dessa palavra na forma de acróstico.

Integral:

A definição que o dicionário Michaelis nos dá de INTEGRAL é: Inteiro, total. Em educação, esta palavra faz muito sentido, pois o processo educacional deve contemplar todos os aspectos necessários para a formação INTEGRAL de um estudante. Muito se fala em educação integral, porém a maioria das escolas apenas oferece instrumentos e atividades para desenvolver o aspecto intelectual, físico e emocional da criança. Uma escola cristã, de fato, pode atender a essa proposta de educação integral, uma vez que, além de oferecer atividades para desenvolver o aspecto físico, intelectual e o emocional do aluno, ela está atenta às necessidades espirituais do ser humano e oferece à criança a oportunidade de conhecer o Deus Criador.

Docentes competentes:

Infelizmente, este é um aspecto difícil de ser comprovado e só pode ser avaliado no dia-a-dia com os alunos e na prática da sala de aula, onde será constatada a competência ou não do professor, e isso muitas vezes independe do Currículo Vitae (CV) que o docente apresenta. Cabe à escola cristã ter uma lista de qualidades essenciais e oferecer ao professor a oportunidade de desenvolvimento profissional. O segredo do sucesso de uma escola está na qualidade dos seus professores! O segredo do sucesso de uma escola cristã está na qualidade/competência técnica e na cosmovisão cristã que o professor tem de sua vocação.

Experiência acadêmica certificada:

Você tem ouvido falar do certificado ISO 9001? Basicamente, consiste na avaliação que uma instituição reconhecida realiza em uma empresa, indústria ou instituição que deseja atestar a qualidade de seus produtos ou serviços. É certo que o resultado para o consumidor está garantido pelo mais alto controle de qualidade e que o produto é excelente. No caso das escolas, a experiência acadêmica deve ser certificada através de processos de avaliação, que consistem principalmente em uma autoavaliação institucional que reveja e corrija todos os aspectos acadêmicos, administrativos e docentes, além dos serviços que a escola oferece.

A autoavaliação deve ser validada por uma agência de certificação. Hoje em dia, há muitas agências reconhecidas que realizam esse processo. Elas fazem um acompanhamento ao colégio e dão um certificado que comprova que aquele colégio oferece de fato um serviço dentro das leis, que cumpre as exigências nacionais de educação, e que é uma instituição confiável na tarefa de servir no processo educativo. Em outras palavras: “Pai, você pode deixar seu filho nessa escola, pois ela é de alta qualidade. Aqui você pode confiar!” A ACSI- Brasil oferecerá esse serviço em 2013.

Atenção aos detalhes:

Este é um aspecto que deve ser levado em conta. É lógico que o colégio que se destaca deve oferecer serviços que dificilmente seriam encontrados em outras escolas. O prestígio e a credibilidade de uma instituição são fundamentais para que as famílias reconheçam o local como um lugar bom para deixarem seus filhos. Valorizar e cuidar do coração da criança é um compromisso da escola cristã, que deve ter em seu currículo o objetivo de ministrar valores e princípios bíblicos. Limpeza, organização, cumprimento das regras e prazos, respeito, bons relacionamentos, cordialidade e outros, são marcas que devem estar presentes no dia-a-dia do ambiente escolar. Coerência entre o falar que é uma escola cristã e o ser uma escola cristã, é indispensável!

Liderança e participação social:

Sabe quantos colégios e escolas cristãs existem? Há milhares delas. Somadas ao sistema de educação pública, são centenas e milhares de instituições educativas que ofertam os seus serviços educacionais. Porém, quantas delas se destacam por estarem fazendo algo que realmente as diferencia? Alguns colégios se destacam por sua competência esportiva, outros por sua competência cultural e de cidadania, e em outros casos, escolas religiosas se destacam por sua orientação na formação espiritual. Os colégios cristãos deveriam encabeçar a lista de instituições que fazem diferença em sua comunidade e que são reconhecidos por sua contribuição para a mesma. Seus líderes deveriam fazer suas vozes serem ouvidas de forma positiva diante de um desastre natural (enchente, incêndio, etc.). As escolas cristãs poderiam participar ativamente na comunidade: liderando arrecadações (alimentos, roupas, brinquedos, etc.), ajudando os que sofrem necessidades específicas (abrigo, orfanato, hospital, etc.), oferecendo seus serviços para atualizar a comunidade em tecnologia, serviço comunitário, reflorestamento e liderando projetos de benefício comum; envolvendo seus estudantes em projetos de serviço social. Esses serviços devem fazer parte da razão de existir da escola cristã. Exercer compaixão é marca do Cristianismo!

Jorge Rivas Maldonado estudou Ciências da Comunicação e Ciências da Educação. Atualmente é Diretor Regional da ACSI no escritório do México e da América Central. É pastor adjunto da Igreja Cristã Intimidade com Deus na Guatemala.


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