sexta-feira, 1 de junho de 2012

Participe do fórum online sobre prevenção de queimaduras com álcool

No dia 5 de junho, a ONG CRIANÇA SEGURA realiza fórum online para discutir alternativas para redução das queimaduras causadas pelo uso indevido do álcool, produto presente nos lares brasileiros. O debate acontece através do site da CRIANÇA SEGURA e contará com a presença especial do médico Maurício Pereima, diretor da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Um dia após a realização do evento, 6 de junho, é lembrado o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras.

As queimaduras são responsáveis por boa parte das hospitalizações de crianças e adolescentes no Brasil. Em 2011, segundo o Ministério da Saúde, 2.374 crianças foram hospitalizadas vítimas de queimaduras por exposição ao fogo, fumaça e chamas. Desse total, 30% estavam ligados a queimaduras com substâncias inflamáveis, o que inclui o álcool – cerca de 2 crianças hospitalizadas a cada dia.

O substitutivo da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei 692/2007, que restringe a venda do produto, foi aprovado por unanimidade na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados em novembro de 2011 e agora aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania onde a relatora, deputada federal Sandra Rosado, apresentou um texto substitutivo que exclui a restrição de venda de álcool na forma de 50 ml do projeto, ponto principal da matéria.

O fórum promovido tem como objetivo discutir alternativas para a redução das queimaduras com o produto e formas de disseminação da causa. O debate contará com a participação especial do Dr. Maurício Pereima, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e com doutorado em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Associado II, tendo sido Chefe do Departamento de Pediatria e Coordenador do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, membro titular da Sociedade Brasileira de Educação Médica, Sociedade Brasileira de Queimaduras, Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica e médico do Governo do Estado de Santa Catarina.

Fórum Contra o Uso do Álcool – Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

Data: 05 de junho
Horário: 10 às 12 horas
Para participar: os interessados devem ser cadastrados no site da CRIANÇA SEGURA.
Se você já é cadastrado em nosso site, basta clicar em "+Participar" no link do fórum.
Se você não é cadastrado no site, cadastre-se e depois acesse na seção Grupos o item Queimaduras no menu à direita na página inicial do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário