terça-feira, 19 de junho de 2012

José Araújo Cid - Prof. Bereiano

 
Prof. Cid
Eu, José Araújo Cid, nasci em São Gonçalo do Amarante, em 21 de abril de 1947. Sou filho de José Vilela Cid e Rosa Araújo Cid. O meu pai era agropecuarista na fazenda Santa Rosa.

Minha infância e parte da minha adolescência foram na cidade de São Gonçalo. Até os meus 16 anos ajudava meu pai nas atividades da fazenda e estudava na localidade de Igreja Nova, na Escola Estadual Maria Teixeira de Queiroz. Na época, minha professora era Dona Helena Teixeira de Amorim.

Dessa época lembro-me de muitas coisas, mas em especial do desfile de 7 de setembro. A comemoração da Independência do Brasil era um dos eventos mais significativos da cidade e em função disto toda a escola se preparava com muito esmero. 

Lembro-me que todos os meus colegas almejavam desfilar como porta bandeira da escola, por ser uma posição honrosa e de visibilidade na comunidade. Dona Helena não deixava por menos e passou a fazer uma seleção entre os alunos que deveriam desempenhar tal função. As melhores notas e o comportamento foram alguns dos critérios usados pela professora para determinar a escolha. 

Durante cinco anos fui porta bandeira da escola e me esforçava muito para manter essa posição. Após esse período, Dona Helena aconselhou a meus pais que deveriam procurar uma cidade maior, onde eu pudesse desenvolver meus estudos, visto que a comunidade não possuía o curso ginasial [fundamental II].  

Em 1963, vim morar em Natal, na casa do meu tio Jorge, na Rua Leão Veloso [antiga Avenida 5]. Naquela época prestei meu exame de admissão para cursar o ginasial e fui classificado. A minha primeira escola em Natal foi a Escola Estadual Jerônimo Gueiros, onde cursei o 6° e o 7° ano [nomenclatura atual], já o 8° e 9° anos cursei no colégio Sagrada Família.

O aprendizado da língua inglesa me conduziu a criar um curso de Inglês na Praia do Meio, com o objetivo de preparar os estudantes daquela comunidade para o vestibular. Foi nessa época que a VARIG me contratou para atender alguns clientes que eram usuários da língua inglesa. Trabalhei nessa empresa por três anos e neste período me preparei para o vestibular, no qual fui aprovado no ano de 1976, no curso de Geografia e, posteriormente, no de História. Além da graduação normal, fiz especialização em geografia urbana e um curso de Teologia.

Lembro-me também que foi no ano de 1975, numa quinta-feira à noite, às 20 horas, em pleno culto de oração, ministrado pelo Pr. Osório, que me encontrei com meu salvador Jesus Cristo. Foi a maior experiência da minha vida. Hoje congrego na Igreja Assembleia de Deus de Parnamirim [Setor 01], onde exerço a função de diácono, professor da Escola Dominical e Diretor do CLAB [Circulo de Leitores Amigos da Bíblia].

Concluída a universidade nos anos de 1979 [Geografia] e 1984 [História], passei a ensinar nos Colégios Auxiliadora, Nossa Senhora de Fátima, Sagrada Família, Prof. Gaspar [Monte Alegre, RN] e Alm. Tamandaré [Extremoz, RN], cada um em um tempo específico. Fui vice-diretor e diretor da E.E. Maria Ilka de Moura e vice-diretor da E.E. Márcio Marinho. Hoje desempenho minha função de professor no Colégio Bereiano e na rede pública, na Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, Emaús, Parnamirim, RN. 

A minha história no Colégio Bereiano começou no dia 08 de fevereiro de 1995. Naquela época fui contratado para trabalhar com as turmas do 6° ao 9° ano [nomenclatura atual], nas quais permaneci até 2011. A Profa. Cleonice, Profa. Themis, Prof. Marcos, Dona Edna e o Pr. Paulo Fagiani foram as primeiras pessoas que tive contado nessa escola, os quais me ajudaram bastante no processo inicial. Hoje eu trabalho no setor de apoio pedagógico, auxiliando a supervisão. 

O Colégio Bereiano investiu muito na minha formação. Lembro-me que em todos os anos participávamos de cursos de atualização pela ANEB [Associação Nacional das Escolas Batistas], dando-me a oportunidade de conhecer quase todos os Estados do nordeste, com exceção do Piauí e Bahia. Na região sudeste eu conheci o Estado de São Paulo. Lembro-me de conferencistas como Prof. Vasco Moretto e outros que me ajudaram em minha prática pedagógica.

São 17 anos e 4 meses de Bereiano. De todos esses anos ficaram muitas lembranças, amizades eternas e bênçãos do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário