Concluída essa parte inicial, a palavra foi facultada às coordenações de ensino e disciplina. A pauta da reunião versou sobre os seguintes temas:
· Apresentação dos professores de cada segmento de ensino.
· Divulgações de informes pertinente às coordenações pedagógicas.
Em sua participação a Professora Marileuda [Ensino Infantil] destacou a necessidade dos pais observarem o horário de aula dos seus filhos, bem como estarem atentos às programações contempladas no calendário escolar desse segmento; nesse sentido, destacou a formatura do ABC que ocorrerá no final do ano. A pauta do Fundamental II e Ensino Médio contemplaram os seguintes pontos:
a. Projeto Anual do colégio – “Conhecendo o Espírito Santo de Deus”. Este é o tema gerador do nosso Projeto Anual – 2012. À semelhança das edições anteriores, a escola se propõe a discutir questões espirituais em temas científicos. A estrutura do projeto pressupõe a divisão do tema em subgrupos e por sala de aula. Aspectos como habitação do Espírito Santo de Deus, Frutos do Espírito, leva os educando a estudarem tipos de habitações ao longo da história e culturas e a importância das frutas em nossa alimentação diária e outros. A metodologia aplicada nesse trabalho foi distribuída nos três trimestres de 2012, como se encontra abaixo:
· No primeiro trimestre os alunos fazem um levantamento bibliográfico que se caracteriza pela coletânea de textos, capítulos de livros, a bíblia e outros materiais que contemplem seu objeto de pesquisa. A essa etapa chamamos de Pré-projeto.
· No segundo trimestre teremos a produção e apresentação da monografia com base na orientação do professor e material coletado na fase anterior.
· No terceiro trimestre teremos a Amostra Científica, que é a parte prática do projeto, ou seja, sua materialidade.
b. Agenda do aluno – Os pais foram aconselhados a acompanharem a vida escolar dos seus filhos através da agenda do aluno. A profa. Adriana explicou aos presentes que todas as atividades escolares, bem como programações desenvolvidas pelos professores são devidamente registradas na agenda do aluno, sendo esta uma ótima ferramenta para os pais ou responsáveis acompanharem o processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos.
c. Olimpíadas – Foi apresentado aos pais o excelente resultado alcançado pela escola nas Olimpíadas de 2011. Um exemplo dessa realidade foi a premiação alcançada por nossos alunos na olimpíada do OBA [Olimpíada Brasileira de Astronomia]. Nessa olimpíada ganhamos duas medalhas: bronze [2010] e prata [2011]. Resultados expressivos foram também alcançados nas olimpíadas de matemática, geografia, biologia, química e física. Diante do exposto, a coordenadora pediu um maior empenho dos pais, haja vista que o colégio precisa dessa parceria quando da disputa da etapa regional. Nessa fase da competição, os alunos são obrigados a se deslocarem de Natal para outros centros regionais, o que não tem sido possível por enquanto.
d. Concursos – Foi dito que é política do Colégio Bereiano incentivar seus alunos a participarem de concursos escolares locais ou nacionais, com o objetivo de criar ou desenvolver habilidades da escrita tão necessárias à vida moderna, e destacou como exemplo dessa prática os seguintes concursos: Concurso de redação dos Correios, Concurso de Redação do 16RI [Batalhão de Infantaria], no qual o aluno Rafael Andrade Rego conquistou uma medalha por seu excelente desempenho e o Concurso de Robótica, no qual o aluno Darlan Antônio de Lima Sá foi medalhista.
e. Projeto do paradidático – A profa. Adriana informou ter remetido um comunicado aos pais com a relação dos paradidáticos que serão usados no presente ano. Afirmou também que é prática do Bereiano adotar dois títulos por trimestre e que os temas trabalhados nos paradidáticos serão cobrados nas avaliações. Ainda sob esse assunto, comunicou que já estão disponibilizados na secretaria da escola os paradidáticos do primeiro bloco.
f. Avaliação – Os pais tomaram ciência das mudanças ocorridas em nosso sistema de avaliação. Continuamos com a chamada Nota Livre ou AV1, porém a distribuição da pontuação se dará de forma diferente do ano anterior. Neste ano as notas ficarão assim formatadas:
· Projeto: 3,0;
· Teste: 5,0;
· Paradidático ou trabalhos: 2,0.
Contudo, no terceiro trimestre o paradidático será substituído pelo relatório da aula de campo, que terá a mesma pontuação.
AV2 não sofreu modificação e continuará valendo 10,0. O total das duas avaliações será dividido por dois, o que determinará a nota trimestral. Para aqueles que ficarem abaixo de 7,0 [sete pontos] teremos aulas e prova de retomada, só que no contraturno do aluno. A dependência foi outro assunto abordado pela professora. Concluindo, pediu a participação da família no acompanhamento de todas as ações educativas promovida pelo Bereiano, visto que é de vital importância para o bom andamento do processo de ensino-aprendizagem do aluno.
Retomando a palavra, o diretor Marcelo Moura perguntou aos pais se tinham alguma dúvida acerca dos assuntos abordados pelas coordenações, o que suscitou algumas intervenções que foram sendo respondidas na medida em que se manifestavam. Ainda em sua exposição, falou sobre o funcionamento da oficina de robótica e das escolinhas de esportes.
Nesse item elencou as diversas modalidades esportivas oferecidas pelo Bereiano [tênis de mesa, taekwondo, judô, balé, natação, futsal e voleibol], conclamando os pais a investirem nos esportes.
Eliane, que responde pela coordenação de disciplina do Fundamental II e Ensino Médio nos falou sobre a Festa da Colheita e Ato Arte. Em sua intervenção nos fez entender que esses programas são de grande importância para a escola, visto que fecha os dois semestres do ano, além de representar uma oportunidade ímpar para as crianças desenvolverem habilidades artísticas, sob a coordenação da profa. Renata Alves e do professor José Alexandre [Música]. Para exemplificar a grandeza desse trabalho nos trouxe a memória o Ato Arte de 2011, que foi avaliado positivamente pelos pais.
Sthenyo Brasil nos informou sobre o funcionamento do Pré-Vestibular. Em sua exposição falou do Fórum e dos Simulados, eficientes instrumentos de preparação dos nossos jovens.
Finalizando a reunião, o diretor Marcelo Moura abordou a questão do fardamento e do horário escolar. Nesse sentido, frisou a necessidade dos alunos chegarem à escola no horário pré-estabelecido e com o fardamento apropriado. Aqui o ensino é duplo, destacou o diretor: “fortalece a necessidade de se cumprir regras e disciplina os jovens a serem bons mordomos do tempo”.
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