segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Semana Pedagógica - Palestra sobre o Sisu e Enem



Prof. José Everaldo - IFRN

Durante a nossa Semana Pedagógica fomos contemplados com uma palestra com o professor José Everaldo Pereira [IFRN]. Na ocasião, tratamos das mudanças pelas quais a educação brasileira tem passado, especialmente as relacionadas ao acesso ao Ensino Superior.

No discorrer de sua explanação o professor nos apresentou um panorama de acesso às instituições de Ensino Superior Federal no RN e região [UFPB; UFPE; UFERSA; UFRPE; UFC; UFCG; IFRN e UFRN], demonstrando como estas selecionam seu corpo discente.

Após explicar detalhadamente como se encontra estruturado o ENEM e o SISU, o professor expôs aos presentes uma análise pormenorizada das provas do ENEM, lançando mão de duas avaliações ocorridas no ano de 2009.

Passo a passo foram sendo destacadas as especificidades de cada avaliação, o que tornou a compreensão do processo avaliativo do ENEM mais fácil, porém não menos complexo.

As habilidades como reconhecimento, interpretação, tomada de decisão, cálculo, explicação e aplicação inerentes à prova do ENEM devem ser incorporadas ao Fundamental II e Ensino Médio, visto que já é uma prática comum à Educação Infantil, afirmou o professor.

Concluída essa parte, os professores foram divididos em grupos de interesse, a fim de tratar de assuntos pertinentes ao início do ano letivo, que se consumou hoje, segunda-feira, dia 04 de fevereiro.


Para Andrea, professora de Português, a apresentação do Prof. Everaldo “tem gosto de oficina”; ou seja, criou a necessidade de um desdobramento quanto à elaboração das questões avaliativas. E mais: tudo o que foi tratado pelo professor Everaldo resume-se, segundo ele, na seguinte expressão: “O saber e o saber fazer com o SER, supera a visão do conhecimento pelo conhecimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário