quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Semana Pedagógica - 29.01.2013



Prof. Marcos

Neste dia 29.01, esteve fez presente em nossa reunião pedagógica o Prof. Marcos, Presidente da Fundação Karis, órgão representativo da Igreja Bereiana, que é a mantenedora do Colégio Bereiano.

Na ocasião, fez uma devocional com base no livro de  I Pedro 5. 5-11. Em sua preleção o professor destacou atitudes como humildade, resistência e esperança, contidas na carta apostólica direcionada aos irmãos da dispersão, que estavam sujeitos a todo tipo de situação comum a alguém fora da  sua terra natal. Ao comunicar a mensagem, o professor Marcos estabeleceu relações e aplicações  para os nossos dias, o que veio nos confortar diante do grande desafio para o qual fomos chamados: ordenar, ajudar e interferir positivamente  na formação frente a um mundo competitivo, não inclusivo, que massacra e oprime a todos aqueles que estão desatentos a essa realidade e despreparados para a vida. “Cabe ao professor ser um porto seguro para a comunidade aprendente”, afirmou o professor.

Dando continuidade à reunião, tivemos a visita da senhora Alice, promotora da empresa Mix Turismo, que oferece serviços de viagens com foco educacional. Em sua fala demonstrou interesse em formar parceria com o Colégio Bereiano, no desenvolvimento do Projeto Anual-2013.

Professoras Sibele e Patricia Freitas
Concluída essa etapa, a coordenação orientou a divisão dos professores em dois grandes grupos [Ed. Infantil/Fundamental I e Fundamental II/ Ensino Médio], para darem continuidade nas discussões pendentes do dia anterior. No Fundamental I, as Professoras Sibele e Patrícia Freitas receberam a incumbência de repassarem para os novos professores as bases da filosofia da Educação por Princípios.

No retorno ao auditório, foi-nos apresentado a proposta do Projeto Anual-2013, cujo tema será “Conhecendo Deus através da sua igreja que promove sustentabilidade”. Segundo a coordenadora do Ens. Médio, Ana Safira, “todo conteúdo teológico do tema gerador ficará na responsabilidade da Educação Cristã, na pessoa do Prof. Ricardo, enquanto as demais disciplinas enfatizarão a sustentabilidade em sua abordagem científica”. 

Essa decisão muda a prática vigente, que era atrelar os temas científicos a um conceito religioso. Após a apresentação do tema gerador e a defesa da nova abordagem metodológica do Projeto Anual-2013, os professores se dividiram por áreas, a fim de sucitar subtemas que nortearão todo o trabalho acadêmico do presente ano.



Como motivação, uma cesta de guloseimas seria oferecida ao grupo que conseguisse apresentar primeiro o subtema escolhido ao plenário. O feliz ganhador foi o grupo de Matemática e suas Tecnologias, com os subtemas apresentados na sequência ao corpo de professores e equipe técnica da escola:

  •          Matemática e suas Tecnologias – “Utilização consciente dos recursos da natureza”.
  •       Linguagem, Códigos e suas Tecnologias – ComunicAção Alternativa: explorando os limites entre o corpo e a alma.
  •          Ciências da Natureza e Ciências Humanas e suas Tecnologias – Consumo consciente.
Com a apresentação dos grupos de interesse e outros informes acerca da Semana Pedagógica, nossa manhã de trabalho foi concluída.

Prof. Jerônimo e Prfa. Ariadna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário