terça-feira, 13 de novembro de 2012

Reunião pedagógica

Prof.Euclides Tavares dos Santos

No sábado passado (03/11) tivemos nossa reunião pedagógica. Na pauta da reunião estava em destaque as reuniões setoriais; uma palestra com o professor Euclides Tavares dos Santos, além da comemoração do Dia dos Professores e aniversariantes do mês.
Nossa primeira atividade decorreu do encontro com o prof. Euclides.

O professor introduziu sua palestra relembrando seus dias na instituição [2001-2010], e como esta escola ajudou em sua formação docente. Dando sequência à sua exposição o professor elencou os novos desafios da educação brasileira, tais como Enem, Inclusão e outros que trazem em si uma carga de ansiedade para os mestres.

Como provocação inicial, Euclides perguntou: “O que o trabalho significa para você?” Após destacar as muitas lutas e agruras do profissional da educação, o professor asseverou a necessidade de sermos diferentes em nossa prática pedagógica. A título de ilustração usou a corrida de São Silvestre, com seus atletas de ponta e comuns. “Precisamos continuar a fazer a diferença em nossa cidade. Só assim seremos fiéis ao jeito de ser Bereiano”. Afirmou o professor.

O desenvolvimento de competência foi outro ponto abordado em sua palestra. Para Euclides, competência é conhecimento, atitudes e habilidades aliados à qualidade de vida. Treinamento permanente dos professores é uma necessidade para uma escola que deseja gerir em seus alunos tais características. A fim de ilustrar sua tese, apresentou- nos dois vídeos motivacionais.

A partir desse ponto da palestra foram sendo apresentadas características de um professor que é gestor de sala de aula. O professor Euclides frisou que hoje não existe espaço para o professor que apenas rende o que lhes é pago. O professor gestor deve ir muito além do velho jeito de dar aula. O novo professor deve saber antes de tudo agregar valores para a escola onde trabalha. Como pontos significativos desse novo mestre foram citados:
·        Ser inovador.
·        Amigo das tecnologias.
·        Diplomático.
·        Incentivador.
·        Observador.
·        Comunicador, e outros.

Diretora Pedagógica - Themis Viana
Durante a exposição, alguns professores contribuíram com a palestra, apontando a necessidade de treinamentos constantes e especialização, uma vez que as demandas do ensino moderno ultrapassam a própria capacitação universitária. Fatores como tempo para o desenvolvimento de todas as habilidades exigidas ao professor gestor também foram destacadas pelos colegas, além da necessidade de pesquisas e estudos permanentes; atividades que são inerentes à função docente. Retomando a palavra, o professor Euclides acatou os argumentos dos demais professores e encerrou a palestra, enfatizando que “o professor é um homem de princípios e como tal não deve desistir dos seus sonhos”.

Fonte: Prof. Jerônimo e Profa. Ariadna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário