quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O professor proativo


Escrito por Beth Ackerman e adaptado por Dilean Martins

O manejo correto das situações que ocorrem em sala de aula é a chave primordial para prevenir a conduta negativa e a indisciplina. Um professor eficaz é muito mais proativo do que reativo. Ele age com antecipação a esses possíveis problemas. Vejamos algumas características de um professor proativo.

    Um professor proativo é agradável. Alguns alunos demonstram falta de motivação na aula e muito desse desinteresse se dá porque eles não se sentem parte do processo. Algumas vezes, o currículo não é desafiador, então o professor precisa usar de criatividade no planejamento para dinamizar e envolver os alunos na aula. Preparar atividades diversas e pertinentes ao espaço da aula pode trazer um resultado muito positivo. Criar um ambiente agradável e que estimula a aprendizagem com desafios e inovações favorece uma relação produtiva entre o professor e os alunos.

    Um professor proativo é positivo. Outro problema que gera indisciplina é um ambiente de ameaça na sala de aula. Isso acontece quando o aluno se sente ameaçado ou ridicularizado quando se expressa. A sala de aula precisa ser um lugar de segurança. Um professor positivo gera um ambiente onde todos se sentem bem e respeitados em suas virtudes e em suas limitações. 

    Um professor proativo é muito respeitado. Um professor proativo também consegue equilibrar a relação afetiva com os alunos e manter o respeito. Buscar uma relação mais próximas com os alunos é importante, mas sem deixar de ser o professor, o mestre! É possível ser querido e ter o respeito dos alunos.

    Um professor proativo é estruturado. Para criar uma aula proativa, o professor deve estruturar o ambiente para isso. Arrumar e organizar as carteiras, separar os alunos que conversam muito e certificar-se de que as ferramentas para a aula estão funcionando (TV, vídeo, som, etc.). Essa atitude antecipada pode evitar possíveis dispersões entre os alunos.

    Um professor proativo é organizado. Ter um exemplo consistente de organização ajuda os alunos a se sentirem desafiados a cumprirem as datas e orientações sobre organização e responsabilidades. Ser pontual, estar preparado para a aula, ter seus materiais disponíveis para uso, etc. são exemplos que devemos mostrar para termos respaldo no cobrar essas atitudes dos alunos. Organização e planejamento é uma maneira antecipada de evitar problemas de indisciplina.

    Um professor proativo é dinâmico. Quando um professor permanece o tempo todo da aula somente na frente da classe, ele perde oportunidade de se envolver e de acompanhar a aprendizagem de seus alunos. Com as carteiras organizadas no início da aula, o professor pode aproveitar e circular entre elas para auxiliar os alunos que apresentem dificuldade na realização da atividade. Movimente-se entre os alunos! Achegue-se a eles e ganhe a confiança deles mostrando que você está por perto para ajudá-los!

    Um professor proativo estabelece normas claras em sala de aula. Muitas vezes, os professores gastam tempo e atenção nos calendários, planejamentos, eventos e avaliações, mas se esquecem de pensar sobre as regras de sala de aula e como compartilhar essas regras. O dia-a-dia traz esquecimento, cansaço e desgaste. Por isso, é importante que essas regras estejam em um lugar visível na sala e que sejam revistas com os alunos com uma certa frequência. Toda regra deve ser acompanhada de recompensas e consequências e o professor deve ser zeloso em cumprir as suas promessas.

    Um professor proativo ora pedindo orientação. A pró-atividade envolve a oração! Na realidade das escolas cristãs, é possível contar com esta ferramenta poderosa em seus efeitos! Quando trabalhamos com alunos difíceis, quão importante é confiar em Deus. 


Seja um professor proativo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário