sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Reunião administrativa

Sábado, dia 28 de julho, participamos de mais uma reunião pedagógica no Colégio Bereiano. A pauta foi extensa. Além das demandas regulares das coordenações, tivemos a oportunidade de ouvir a Diretoria da Fundação Karis, através do Presidente Luís Marcos, e o Diretor do Colégio Bereiano Pr. Marcelo Moura. 

Na fala dos irmãos pudemos visualizar alguns pontos em comum, como a necessidade de atualização constante dos professores, a fim de fazer frente às exigências de uma nova geração conectada com o mundo globalizado, bem como do professor estar atento à diversidade existente em sua sala de aula, para desenvolver ações planejadas que atendam à individualidade dentro do processo de ensino-aprendizagem.

 O Pr. Marcelo fez uma breve exposição sobre a Lei da aprendizagem, baseado no livro “As sete leis do aprendizado”, do Dr. Bruce Wikinson.

Com a finalidade de ilustrar seus argumentos, o pastor Marcelo apresentou, através de um desenho, as consequências de um bom e mau método de ensino, visando à aprendizagem dos nossos alunos.

“O sucesso do professor é também o do seu aluno”. Afirmou o pastor. Em relação a motivação dos alunos o pastor enfatizou que os mestres tem todas as ferramentas necessárias para atrair sua atenção, visto que possui: 

·         o domínio da palavra.
·         o domínio do conhecimento.
·         o domínio do conteúdo.
·         a maturidade, a vivência para trazer o aluno para si.

Portanto, deve fazer uso das mesmas para ter sucesso em sua sala de aula.

Quando o pastor abordou o compromisso com uma educação por princípios, frisou que o professor é um servo de Deus a serviço dos seus alunos. Desta forma, cabe ao mestre escolher bem os conteúdos e as estratégias a serem ministradas, de forma que venham impactar os seus aprendizes. Ainda dentro deste ponto destacou a importância da relação professor/ aluno no processo de ensino-aprendizagem.


O professor que se relaciona bem com seus alunos, e isto implica em demonstrar amor, passa segurança e interesse por suas vidas. Este mestre terá menos dificuldades em alcançar o coração dos seus ouvintes.

É dentro desta perspectiva que o professor cumprirá sua missão de dessedentar seus alunos do conhecimento da palavra que, no dizer do professor Luís Marcos, é “fazer com que os alunos enxerguem o Jesus que é tão falado e vivenciado pelos seus professores”.

Concluída esta parte, o pastor Marcelo abriu para perguntas e trocas de experiências entre os colegas professores. Encerrada a reunião, dirigimo-nos para a sala ao lado, onde nos confraternizamos com os aniversariantes do semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário