sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Centro de Pesquisa Bereiano: Espaço de produção de conhecimento e formação.


Passando na Biblioteca do Bereiano pude constatar com alegria o belo acervo disponível à consulta de alunos, professores e comunidade bereiana. Consta no sistema que a biblioteca dispõe de aproximadamente 7.000 exemplares de livros e coleções para a consulta e empréstimo. 

Além dos livros, a biblioteca dispõe, atualmente, de assinaturas das revistas Veja, Isto é, Época e Super Interessante. Também dispõe dos jornais Tribuna do Norte, Diário de Natal e Mundo Jovem, bem como outros materiais que enriquecem os trabalhos escolares de todos que frequentam assiduamente o Centro de Pesquisa Bereiano. Fiquem atentos, pois, em breve, a Biblioteca estará disponibilizando um catálogo de Cd e DVD. O acesso ao acervo é fácil e bem orientado, de maneira que qualquer usuário encontra com facilidade e rapidez o que procura.

A responsável por toda essa organização é a nossa Bibliotecária Adriana Maciel. Adriana é formada em Biblioteconomia pela UFRN, o que é garantia de profissionalismo e informação. Visando formar cidadãos leitores com senso crítico, espírito investigativo e usuários efetivos da informação em todos os formatos e mídias, com desenvoltura, e para ter acesso aos vários tipos de suportes informacionais, nossa Bibliotecária tem desenvolvido algumas iniciativas:

* Organização do acervo em geral.
* Disponibilizar a pesquisa ao acervo via internet.
* Formação de um blog específico do setor.
* Organizar e orientar os frequentadores do Centro de Pesquisa no uso da internet, de modo seguro e eficiente.
* Orientação aos alunos nos trabalhos escolares, através do “manual de padronização de trabalhos escolares”.
* Reserva e Pesquisas monitoradas.
* Programa de visita dirigida.
* Projetos de incentivo à leitura e à pesquisa.
* Consulta local e empréstimos domiciliar.

É muito bom constatar que dia a dia a nossa escola se equipa com material humano e ferramentas eficazes para o desenvolvimento saudável dos nossos jovens. Vejo com alegria que o Centro de Pesquisa Bereiano tem feito sua parte no esforço pela formação integral dos jovens que o grande Deus tem colocado sob nossos cuidados. Agradeço pela vida da irmã Adriana Maciel, que tão bem vem desenvolvendo seu trabalho frente a este espaço de formação de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário