Ensinar os pequeninos não é para qualquer um. A profa. Patrícia Freitas preparou uma aula bem interessante para a sua turminha do 1º ano. Com o objetivo de concretizar a aprendizagem de seus alunos, usou apenas o recurso de um barbante para ensinar conceitos de "linha reta, linha curva, dentro e fora". Veja a satisfação no rosto de cada criança; com certeza, a profa. Patrícia conseguiu bom êxito nessa aula. Parabéns, Professora! Que a criatividade esteja sempre presente em suas aulas.
quarta-feira, 29 de maio de 2013
sexta-feira, 24 de maio de 2013
O que é folclore?
Das cantigas de ninar a personagens como o Saci, entenda o que são as tradições populares.
Visite o site abaixo e se informe sobre:
Visite o site abaixo e se informe sobre:
Inclusão | O que as escolas precisam mudar?
Como podemos adaptar nossas escolas aos alunos com diferentes tipos de deficiência? Confira o dia a dia da professora Eliane Correa, do CEU Navegantes, em São Paulo, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado da escola. Sua história nos ajuda a entender as principais dificuldades das pessoas com deficiência e a estrutura das escolas brasileiras para a inclusão.
Confira essa matéria na página VÍDEOS ESCOLARES
Fonte: Revista Escola/Abril
Brincadeiras Regionais
Do que as crianças brincam? O site da Revista Escola postou uma contundente matéria sobre 40 brincadeiras de todas as regiões do Brasil. Aprenda as regras, ouça as músicas e experimente! Você também assiste a cinco vídeos, com as melhores brincadeiras de cada região. Clique no endereço abaixo e se divirta com seus alunos.
Ensinar bem é identificar necessidades
Conseguir enxergar as características pessoais de cada aluno é um dos grandes desafios do dia-a-dia na sala de aula. Mas é condição indispensável para que o ato de ensinar seja eficaz, pois os conteúdos só fazem sentido quando estão ligados aos interesses dos estudantes.
O modo de funcionamento da maioria das escolas não costuma contribuir para que crianças e jovens manifestem suas necessidades. O tempo é curto, as classes, numerosas, e os currículos, extensos. No entanto, o ensino de qualidade só vira realidade quando você adota estratégias para identificar demandas e interesses dos estudantes. "Não é preciso, nem se deve, visitar a família do aluno para conhecê-lo", diz a antropóloga Ana Luiza Carvalho da Rocha, do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), de Porto Alegre. "Basta procurar indícios das condições de vida dele no comportamento em sala de aula: como são sua linguagem, as roupas que usa e seus movimentos."
Mais próximo da turma
Antes de analisar a garotada, é importante você fazer uma auto-avaliação. Perceba se suas atitudes em sala de aula dão a eles a possibilidade de se expressar individualmente ou se você reforça o "anonimato". Depois reveja a imagem que faz de cada um. Tenha em mente que, ao contrário do que acontece socialmente, é fundamental aproximar-se dos membros do grupo que incomodam, resistem ou tentam se esconder. É preciso ouvir a classe para saber as expectativas em relação à escola e a você. Mas lembre-se: nem sempre os pedidos de ajuda correspondem às verdadeiras necessidades e dificuldades. Ao solicitar um esclarecimento, o aluno pode estar fazendo um pedido de ordem afetiva por exemplo, para se sentir mais seguro.
Práticas bem-sucedidas
Outro modo de perceber as necessidades de cada um é organizar a classe em grupos de até quatro integrantes e incentivar a cooperação entre eles: quem é bom numa disciplina ajuda os demais. Jogos também funcionam, "pois criam situações que, de forma leve e pouco indutiva, fazem crianças e jovens demonstrar suas condições, inclusive morais", diz Ana Luíza. Na hora de organizar o conteúdo, adote estratégias de ensino que conectem o aluno aos conhecimentos, valores e símbolos que ele já tem. Com certeza a classe terá mais vontade de aprender.
Trabalho de investigação
Para descobrir quais são as reais necessidades da classe, o ideal é:
- examinar se o ambiente permite que todos se expressem livremente;
- observar os alunos durante as atividades cotidianas;
- avaliar as habilidades potenciais de cada estudante;
- criar e gerenciar situações-problema e ver o desempenho individual da garotada;
- sempre que possível, trocar informações e idéias com outros professores;
- mostrar que você se importa com o progresso da turma.
Fonte: Revista Escola
quinta-feira, 23 de maio de 2013
domingo, 19 de maio de 2013
Todo dia é dia de Índio
No dia 19 de abril do ano em curso o Ensino
Infantil vivenciou o dia do Índio. Para marcar a data foram realizados diversos
estudos e atividades tais como:
· Moradia;
· Pinturas;
· Dança;
· Confecção de instrumentos musicais;
· Comidas típicas.
Cada turma
do segmento ficou com a responsabilidade de desenvolver um tema específico
sobre as comunidades indígenas brasileiras. O objetivo era prepará-los com o
máximo de informações possíveis para uma posterior apresentação.
Durante o
processo, as crianças foram levadas ao Centro de Pesquisa Bereiano para
se inteirar sobre o tema. Livros, jornais, notícias e imagens na
internet foram algumas das ferramentas usadas pelas professoras, com o intuito
de tornar conhecido uma significativa parte do nosso povo nem sempre visíveis
aos nossos olhos, mas que lutam com tenacidade pela sobrevivência física e
cultural, ameaçada desde a chegada dos colonizadores à terra Brasilis.
No dia da
apresentação, meninos e meninas se caracterizaram como nativos e puderam
degustar um saboroso lanche, com produtos característicos da cultura dos povos
da floresta. Como parte complementar dessa atividade, executaram danças típicas
dos Tupis, em ritmo da música Curumi iê, iê, da cantora Mara Maravilha.
Prof. Jerônimo
Viana e Prfª Ariadna.
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Jogo de Tabuleiro - Biologia
O Célula Adentro é um jogo de tabuleiro onde os jogadores são desafiados a resolver diferentes Casos a respeito da célula. Como investigadores, cada equipe deverá juntar evidências, usar sua capacidade de raciocínio e dedução, e desvendar alguns dos mistérios da célula.
Célula Adentro pode ser jogado de dois modos diferentes:
Jogando contra o Relógio
As equipes jogam juntas para tentar resolver o Caso, cooperando e correndo contra o tempo! Neste modo, todos vencem ou perdem juntos.
Jogando Competindo
Os jogadores formam equipes que competem entre si para resolver o Caso. Vence quem chegar primeiro na resposta!
Para resolver os Casos, você deverá coletar cartões de pistas, onde são apresentadas diferentes informações como experimentos de laboratório, imagens de microscopia e outros tipos de resultados científicos.
Mas não adianta somente coletar as Pistas! Para ganhar, você colocará em teste suas capacidades de dedução e raciocínio, tentando interpretar e correlacionar as informações até chegar à melhor resposta.
Visitem o site http://celulaadentro.ioc.fiocruz.br/jogo/sobre e baixe o jogo
Jogos Infantis
Fonte: http://www.jogos.antigos.nom.br/jinfantis.asp
Mauro Celso Mendonça de Alvarenga
Relutei muito em fazer uma página de "jogos infantis", porque acho difícil definir exatamente o que são "jogos infantis"."É divertido observar uma criança brincando. As crianças vivem em seu mundinho próprio e o vêem como algo sério, dotado de muito sentido. Sorrimos para elas. As crianças conseguem aceitar nossos sorrisos. Se zombamos delas, porém, elas fogem de nós e não hesitam em se esconder. Como adultos, há muito perdemos a chave que abre as portas da beleza desse mundo infantil. Podemos observá-lo à distancia, sentir a alegria e a atmosfera de aventura que fluem tão espontaneamente da imaginação da criança, mas não podemos entrar nesse mundo. Nós o perdemos para sempre. Já estivemos nele um dia, mas, ao longo do caminho da vida, perdemos a chave para abrir as portas desse mundo".(Joseph F. Girzone)
Ora, sabemos que o xadrez, por exemplo, é um jogo para todas as idades. Crianças jogarão com menos "experiência" e de maneira mais "ingênua" que um adulto. Mas as crianças, um dia, serão adultos...
Como dizer que um "Dino Dodg'em", com seus dinossaurinhos sorridentes, é um jogo infantil, se analisarmos sua mecânica? Quem não teve um conjunto de dominós com "bichinhos" em lugar dos tradicionais pontos?
Bom, tirando aqueles brinquedos realmente dirigidos a bebês, acho que muitos "jogos infantis" podem vir a ter algum interesse para adultos. Até hoje, um dos meu jogos favoritos é o "Detetive" que não é exatamente um jogo "adulto", apesar de exigir algum poder de dedução.
Jogos Infantis:
60 Segundos
Cara a Cara
Pinote
Pula Pirata
Torre de Pisa
Vire a Mesa
Obviamente, não podemos esperar que TODAS as crianças gostem de TODOS os jogos ditos "infantis". Algumas gostarão mais de jogos de tabuleiro, com alguma estratégia envolvida. Outras darão preferência a jogos que envolvam habilidade manual. Gosto é gosto e não se discute.
Acho interessante, porém, procurar incentivar nas crianças a competição, mas de uma maneira saudável, de forma a ensinar a necessidade de se seguir regras, de não "roubar" e principalmente, de se aprender que, na vida, nem sempre se ganha.
Os aspectos "didáticos" dos jogos, deixo para os especialistas comentarem. Lembro somente que os jogos em geral, sempre envolvem algum conhecimento matemático ou alguma habilidade manual. Desenvolvem a habilidade espacial, a paciência e sempre trazem alegria.
Se tivesse que dizer as características de um jogo primordialmente voltado para crianças diria o seguinte:
Deve ser um jogo rápido
Deve ter regras simples e fáceis de aprender
Deve ser um jogo "movimentado"
Deve ser um jogo com variações a cada partida
De qualquer forma, estou colocando aqui alguns "jogos" que me parecem dirigidos, diretamente, para os pequenos. Não existe, obviamente, nenhuma intenção de esgotar o assunto.
E também não há nenhum preconceito de minha parte com relação a jogos novos ou jogos eletrônicos. Apenas tenho que começar por algum lugar, e prefiro iniciar por jogos que de alguma forma eu conheço, por tê-los visto na infância, ou por ter conseguido agora para meu filho.
Mas me respondam, com sinceridade e sem preconceitos: você não é capaz, ainda, de se divertir com um "Vire a mesa", ou com um "Pinote"?
Aconteceu na História
17 de maio
356 - Morre Santo Antão do Deserto, religioso egípcio.
395 - Morre Teodósio I, imperador romano.
1463 - Nasce Frederico III, príncipe-eleitor da Saxônia.
1471 - Os portugueses João de Santarém e Pedro Escobar descobrem uma ilha a que dão o nome de Príncipe.
1504 - Nasce Papa Pio V.
1558 - Os huguenotes Jean du Bourdel, Matthieu Verneuil, Pierre Bourdon e André La Fon redigem a Confissão de Fé da GuanabaraouConfissão Fluminense na Ilha de Serigipe, mais tarde denominada Villegaignon, onde foi construído o Forte Coligny, Rio de Janeiro.
1562 - Francisco I assina o Édito de Saint-Germain que cessa a perseguição religiosa e reconhece o direito civil dos protestantes franceses.
1595 - O rei Henrique IV de França declara guerra à Espanha.
1600 - A capital espanhola é transferida de Madrid para Valladolid.
1656 - Assina-se o tratado de Koenigsberg entre a Suécia e Brandenburgo.
1706 - Nasce Benjamin Franklin, escritor, estadista e inventor norte-americano.
1759 - O império Sacro-Romano declara guerra à Rússia.
1773 - O explorador britânico James Cook torna-se o primeiro homem a atravessar o círculo Polar Antártico.
1786 - Descoberta do Cometa Encke.
1819 - Simon Bolívar proclama a república da Colômbia.
1863 - Nasce David Lloyd George, primeiro-ministro britânico.
1893 - Morre Rutherford B. Hayes, décimo nono presidente dos Estados Unidos da América.
1899 - Nasce Al Capone, gângster americano.
1917 - Os Estados Unidos América compram as Ilhas Virgens à Dinamarca por 26 milhões de dólares.
1930 - O Uruguai se torna no primeiro campeão mundial de futebol ao vencer a Argentina por 4 a 2 no Estádio Centenário, em Montevidéu.
1934 - O sargento Fulgêncio Baptista lidera um grupo golpista que destitui o presidente Carlos Hevia e se apodera do poder em Cuba.
1935 - O primeiro Penguin book, livro mais barato editado em papel jornal, foi publicado na Inglaterra.
1940 - Nasce Tabaré Vázquez, presidente do Uruguai.
1943 - O Iraque declara guerra à Alemanha, sendo o primeiro país islâmico independente a fazê-lo, durante a II Guerra Mundial.
1944 - As forças britânicas na Itália atravessam, durante a II Guerra Mundial, o rio Garigliano, pondo fim o racionamento de carne na Austrália.
1945 - As tropas da União Soviética conquistam a cidade de Varsóvia, durante a II Guerra Mundial.
- Os nazistas começam a evacuar o campo de concentração de Auschwitz devido à aproximação das tropas soviéticas.
1948 - A Holanda e a Indonésia estabelecem tréguas.
1957 - Fidel Castro, a frente do seu grupo de revolucionários, obtém a primeira vitória sobre Fulgêncio Baptista.
1959 - Na sequência da União das repúblicas do Senegal e do Sudão francês, e constituído o Estado Federal do Mali
1961 - Patrice Lumumba, primeiro chefe do governo congolês, é assassinado pelo regime de Moisés Tshombé.
1966 - A Inglaterra derrota a Alemanha Ocidental na prorrogação por 4 a 2 e ganha a Copa do Mundo no estádio de Wembley, em Londres.
1967 - Morre Edward Higgins White II, astronauta norte-americano.
1972 - O Bangladesh adota a sua bandeira nacional.
1973 - O fabricante da talidomida perde uma ação judicial na Inglaterra e é obrigado a pagar indenização a 433 crianças. O remédio, tomado por mulheres grávidas, provocava a deformação dos fetos.
1975 - Entra em vigor a lei de despenalização da interrupção voluntária da gravidez elaborada pela ministra da Saúde francesa Simone Veil.
- Iniciam-se as conversações de paz para o Médio-Oriente, em Jerusalém.
1979 - O presidente dos Estados Unidos, James Carter, apela ao Ayatollah Khomeiny, exilado em Paris (França), que apóie o novo governo civil iraniano.
1981 - O presidente das Filipinas, Ferdinando Marcos, levanta a lei marcial, imposta no país há oito anos, libertando 341 prisioneiros.
1984 - Oito países membros da conferência islâmica, reunidos em Marrocos, aprovam uma resolução que apela ao regresso do Egito a organização.
1986 - Espanha e Israel estabelecem relações diplomáticas formais.
- A Grã-Bretanha e a França chegam a um acordo sobre um projeto de ligação dos dois países através do Canal da Mancha.
1988 - O tenente-coronel Aldo Rico lidera um motim militar contra o regime do presidente Argentino, Raúl Alfonsín.
1990 - Arqueólogos do mundo Bantu, reunidos em Libreville (Gabão), recomendam a classificação da cidade de Mbanza Congo (Angola) como patrimônio cultural da humanidade.
1991 - Inicia a guerra no Golfo sob o nome "tempestade no deserto". 2.500 bombardeiros das forças aliadas despejam 18.000 toneladas de bombas sobre o Iraque e o Kuwait.
- Morre o rei Olavo V da Noruega, no trono desde 1957.
- O presidente sul-africano, Frederick de Klerk, manifesta-se satisfeito com a suspensão da luta armada do Congresso Pan-africano (PAC).
1993 - O Papa João Paulo II apela para que se cessem os combates em Angola, e que o processo de pacificação em Moçambique prossiga.
1994 - Um tremor de terra de grau 6,6 na escala de Richter abala Los Angeles (EUA), causando 34 vítimas mortais e cerca de 1100 feridos.
1995 - A cidade de Kobe, no Japão, é devastada por um terremoto de grau 7,2 na escala de Richter, sofrendo mais de quatro mil mortos e cerca de mil desaparecidos.
- Morre Miguel Torga, poeta, ficcionista e ensaísta português.
1998 - Mônica Lewinsky, ex-estagiária da Casa Branca, entrega ao promotor Kenneth Star o vestido manchado com o sêmen do presidente americano Bill Clinton.
1996 - O parlamento europeu atribui o prêmio Sakharov dos direitos humanos a antiga deputada turca Leyla Zana, detida numa prisão de Ancara, Turquia
1997 - A polícia francesa prende, perto de Bordeaux, Luís Urrusolo Sistiaga, considerado o "número-3" da ETA.
2002 - Morre Camilo José Cela, escritor espanhol e Nobel da literatura em 1989.
2005 - Morre o antigo dirigente reformista chinês, Zhao Ziyang, demitido em 1989 após ter expresso simpatia pelos estudantes na praça de Tian'anmen (Praça da Paz Celestial) em Beijing (Pequim)
- Morre o cantor e compositor brasileiro Bezerra da Silva aos 77 anos de idade, no Rio de Janeiro (Brasil).
domingo, 12 de maio de 2013
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Homenagem a Monteiro Lobato
No dia 18 de abril a Educação
Infantil promoveu uma grande homenagem a Monteiro Lobato, na ocasião
professores e alunos fizeram um resgate histórico da vida e obra do escritor.
”Durante o processo de construção
do nosso projeto realizamos algumas ações para fixar a obra de Monteiro Lobato
nos corações e mentes dos nossos pequenos”. Disse a profª Patrícia.
Das ações enumeradas pela mestra
destacamos duas: um vídeo sobre as “Memórias da Emília” e a ida ao Teatro Alberto
Maranhão para que as crianças pudessem interagir com a peça intitulada “O Sítio
do pica pau amarelo”.
A alegria estava estampada no
rosto da garotada. Cada ação era vivenciada com muita vontade e energia. Todos
queriam aprender, tudo era uma gostosa brincadeira.
A forma como as professoras e
equipe pedagógica trabalharam o projeto garantiu o aprendizado das crianças.
Essas quando perguntadas sobre algum aspecto da vida e obra de Monteiro Lobato
ficavam ansiosas para responder e quando a fazia demonstravam segurança sobre o
objeto do seu estudo.
A culminância do projeto ocorreu
com o lançamento do livro “Os personagens do Sítio do pica pau amarelo”. A
professora Patrícia acrescentou que na ocasião os meninos se vestiram de Visconde
de Sabugosa e as meninas de Emília.
A reação dos pais foi a melhor
possível. Podíamos ver nos rostos de cada familiar certa pitada de orgulho por
constatar o potencial de realização intrínseco a seus filhos. Nós, quanto escola nos alegramos pela capacidade
dos nossos mestres em corresponder com qualidade e zelo a confiança da família
Bereiano.
Prof. Jerônimo Viana
sexta-feira, 3 de maio de 2013
Severino Rodrigues: Uma história de vida
Nesta manhã (29/04) tive uma agradável surpresa ao ver o irmão Severino Rodrigues tirando lindos acordes de um violão. Quando perguntei onde aprendera a tocar o instrumento, relatou orgulhoso que fora com seu pai.
Severino Rodrigues Chaves ou irmão Severino é funcionário do Colégio Bereiano há sete anos e há mais de 20 serve ao bom Deus. Enquanto me deliciava com suas entoadas, ele expôs um pouco da sua vida.
¾ Tudo começou quando meu pai me presenteou com um cavaquinho, após algum tempo o surpreendi executando a música Brasileirinho, disse Severino com um largo sorriso no rosto.
Seu pai logo percebeu que o menino tinha “tino” para o negócio e deu as condições iniciais para que o mesmo desenvolvesse o dom. Como toda criança curiosa, não tardou para buscar novos ares. Foi numa dessas caminhadas pela praia de Areia Preta que se deparou com o professor Canindé, que ensinava violão aos garotos “ricos da cidade” e encantava seus amigos nas manhãs de sol à beira mar. “Eu ficava de olho em tudo que o mestre fazia, e quando chegava em casa ia praticar em meu violão”.
Com o passar do tempo, o irmão Severino foi desenvolvendo sua técnica e gosto musical. Numa de suas caminhadas pela cidade, parou em frente à casa do professor Adolfo. Esse senhor era um homem de posses, que morava na Cidade Alta, e um habilidoso tocador de violão. “Sempre que eu podia corria até o muro da sua casa, onde o observava tocar Dilermando Reis de uma forma bem particular”. La Cumparsita e Abismo de Rosas foram algumas das canções que aprendi de longe com o professor Adolfo.
Em minha caminhada musical, tive uma grande tristeza. Ao tentar ensinar a meu pai o que aprendera, teve uma reação violenta e quebrou meu Tonante [famosa marca de violão]. Ele não aceitou o fato de eu ter aprendido um pouco mais as técnicas musicais.
Aos vinte anos, Severino passou a tocar em algumas churrascarias [Serestas, forró etc.] da cidade. Foi também nesse período que se encontrou com Jesus. “Alguns irmãos que passavam pelo meu local de trabalho se aproximavam e me convidavam para visitar a Igreja de Farol Um [Mãe Luíza]. Naquele mesmo domingo aceitei a Jesus como meu Salvador e Senhor”, disse Severino.
Depois desse encontro, o irmão Severino deixou de se apresentar nos bares e churrascaria da cidade e passou a se dedicar totalmente à música cristã.
“Hoje tenho um grande prazer em acompanhar minha filha Jéssica no louvor da igreja e ajudar a minha esposa em seu ministério pastoral”. Após um breve momento, retirou-se da sala e, com o sorriso que lhe é característico, me desejou um bom final de semana.
Esse é o nosso querido irmão Severino.
Assinar:
Postagens (Atom)