sexta-feira, 26 de abril de 2013

Criança Segura



Inscrição - Criança Segura

Doze ferramentas de apoio ao professor


POR VAGNER DE ALENCAR

O cotidiano da sala de aula é, por si só, extenuante. O professor está sempre sobrecarregado com aulas para planejar, provas para corrigir, cursos de atualização para fazer e, com tudo isso, nem sempre é fácil acompanhar os lançamentos tecnológicos que podem facilitar e otimizar o seu tempo.

Para ajudar os professores interessados nos novos recursos disponíveis pela web, o Porvir organizou uma lista com 12 ferramentas em português e inglês de apoio à prática da sala de aula. Entre os recursos estão redes sociais que ajudam na comunicação com alunos, plataformas que permitem aos professores criar, compartilhar e até mesmo vender materiais de ensino; outras que auxiliam a produzir e gerenciar calendários de aulas. Há, também, blogs que ajudam os educadores a preparar suas aulas de história ou matemática, aplicativos que ajudam o docente a gerar métodos simples de desenhos e diagramações durante as aulas e até mesmo plataformas que reúnem conteúdos em animações e simulações, divididos por nível de escolaridade e disciplina. Confira as ferramentas.

Edmodo

A rede social ajuda os professores a compartilhar material multimídia, organizar fóruns, gerir projetos educacionais, estabelecer calendário de atividades, dar notas e condecorações aos alunos e acompanhar sua frequência e participação nas atividades. A plataforma chegou este ano a 12 milhões de usuários.

Evernote

É um aplicativo que pode ser utilizado pelo professor para gerenciar e organizar os temas de cada aula. A partir do próprio celular, ele pode criar notas, salvar pesquisas, gravar áudios e organizar os materiais de aula. Além disso, ao adicionar qualquer recurso a sua conta, a agenda é automaticamente sincronizada e disponibilizada em todos os computadores, telefones e tablets que o professor usar.

História Digital

O blog ajuda professores de história a preparem suas aulas a partir de resumos de matérias, videoaulas, jogos, visitas virtuais em 3D a museus e outros ambientes, além de exercícios específicos para pré-vestibulandos e concurseiros.

Redu

A plataforma contém materiais de ensino e aprendizagem que estão em domínio público e que podem ser utilizados em qualquer disciplina. No site, o professor encontra conteúdos educacionais de ensino fundamental, médio e superior. O educador também pode criar ambientes virtuais de aprendizagem gratuitos. E, em breve, será possível ainda utilizar diferentes recursos educacionais abertos dentro desses ambientes.

Rived

A Rived (Rede Internacional Virtual de Educação) é uma plataforma desenvolvida pela Seed (Secretaria de Educação à Distância), do Ministério da Educação, que reúne conteúdos de nove disciplinas diferentes como física, química ou biologia, desde o nível fundamental ao superior. O professor pode pesquisar os materiais por nível de escolaridade e disciplina ou até mesmo por palavra-chave. Além disso, os recursos estão disponíveis para download.

Em inglês

Celly

É uma rede social na qual o professor pode se comunicar com seus alunos por mensagens de texto, e-mail ou chat. Com ela, eles podem fazer enquetes ou até mesmo programar lembretes para os alunos.

Education Labs

A ferramenta, desenvolvida pela Microsoft, ajuda na preparação de exercícios variados dentro de uma mesma matéria. O professor cria, por exemplo, um modelo de problema que os alunos precisam resolver e, automaticamente, a ferramenta gera uma série de exercícios que seguem a mesma lógica e o mesmo nível de dificuldade.

Educreations Interactive Whiteboard

O aplicativo, disponível para download no iTunes, transforma o iPad do professor em uma lousa digital gravável. Por meio dele, é possível criar vídeos, trabalhar animações, gerar gráficos e desenhos ilustrativos que podem ir do recorte de um vulcão em erupção até uma estrutura de DNA.

Facing History and Ourselves

A plataforma reúne gratuitamente recursos como publicações, planos de aulas, vídeos, listas de livros e outras dicas que auxiliam os educadores a encontrar melhores formas de trabalhar a história com seus alunos e, especialmente, a lidar com temas relacionados à injustiça.

Edutopia

Neste site, o professor pode encontrar diferentes conteúdos – divididos por níveis de escolaridade (da educação infantil ao ensino superior) e organizados por meio de comunidades (arte, música, teatro, educação especial e outros). A plataforma reúne ferramentas e recursos como dicas, conferências, vídeos, depoimentos, grupos e blog por áreas temáticas.

LearnZillion

A plataforma oferece recursos gratuitos em vídeos que orientam o professor a aprimorar técnicas para o ensino de matemática (do ensino fundamental ao nível superior), língua inglesa e artes. Os professores também podem baixar slides com conteúdos ou aprender como criar calendários para gerenciar suas atividades.

Teachers pay Teachers

A plataforma é uma espécie de “mercado aberto” que permite aos professores encontrarem gratuitamente, comprar ou vender recursos educacionais entre si. Os materiais são diferenciados por níveis de escolaridade e disciplinas específicas.

O incrível homem que calculava

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Uma conquista nacional!

 O Colégio Bereiano está orgulhoso com a conquista de Ana Letícia Costa, 10 anos, aluna do 5º ano. A pequena prodígio é prata da casa, estuda nesta escola desde a Ed. Infantil.

            Ana Letícia participou de um concurso cultural em nível nacional, promovido pelo Ensino mais (Complemento Escolar) e conquistou o 1º lugar. O desafio consistia em criar uma frase, cujo tema era “A escola dos sonhos”. A aluna uniu simplicidade e inovação e não deu outra: ela foi a vencedora!

            Parabéns, Ana Letícia! As grandes vitórias sempre começam com pequenas conquistas!

        Frase vencedora: “A escola dos meus sonhos é uma escola onde todas as aulas são no computador, como acontece no Ensino Mais.”

Informe Bereiano

 

domingo, 14 de abril de 2013

Informativo Bereiano


Aula com a profª Regina


No dia 12 do mês em curso fui convidado pela professora Regina para acompanhar algumas apresentações dos alunos do 8º ano, em dois temas da geografia atual:
·         O desenvolvimento e desigualdade dos países;
·         A geopolítica no período do pós-guerra.
A turma foi dividida em dois grandes grupos, contudo aqueles que desejassem poderiam fazer uma apresentação individual. Para tanto, era necessário apenas comunicar à Mestra, para o espaço estar assegurado. Nessa condição, tivemos a jovem Ana Clara.
Dentre os alunos que fizeram parte do grupo 01, tínhamos Alyson Bruno, Elis, Karen, Kevin, Leandro, Mariana, Maxwell, Pedro e Matheus. Já os do grupo dois foram Arthur, Ana Carolina e Beatriz Luíza.
 Foram apresentações interessantes e estão acontecendo desde o dia 11, com todas as turmas da professora. Segundo Regina Maciel, os seminários foram planejados há cerca um mês e contemplam objetivos diversos sejam ligados à área cognitiva e outras, tais como: desenvolvimento de habilidades nas novas tecnologias, a superação da timidez, o saber falar em público e argumentação.
Ao término do trabalho, a professora fez uma avaliação geral pelo que observou da turma, esclarecendo pontos nos quais precisavam melhorar, fortalecendo o grupo para as próximas apresentações.
  Parabéns, professora Regina! A sua iniciativa também beneficiará as outras disciplinas.

domingo, 7 de abril de 2013

Um ensaio para as Provas do Trimestre
























Os testes do 1º trimestre já aconteceram! Segundo Anny [9º ano], duas avaliações, em média, foram aplicadas em sua turma no decorrer dessas duas semanas, considerando a mais “difícil”  a de Física. Essa opinião foi compartilhada por Kallyanna, Naura, João Lucas, Luiz Felipe e os demais companheiros; contudo, fizeram uma ressalva: "Todos os assuntos cobrados nos testes foram trabalhados exaustivamente pelos professores em sala de aula". A expectativa é a melhor possível, consentiu Anny. 

Ficou claro que todos se prepararam convenientemente para os testes e esperam o melhor.

É isso aí, Galerinha, a primeira etapa já foi vencida, mas não esqueçam que essa maratona dura o ano todo. Se você não teve um bom êxito em alguns testes, esmere-se nas próximas provas. E se você conseguiu vencer essa 1ª batalha com louvor, não diminua o ritmo; afinal de contas, é pra isto que vocês estão aqui: aprimorar seus conhecimentos, para que as batalhas fora do Bereiano sejam mais amenas. 

Que venham as próximas provas!



Jogos Internos

Profª Karol - [Kika]

Estão chegando os jogos internos do colégio Bereiano e, desde já, você está convidado a participar com sua equipe. Segundo a Profa. Karol [Kika], a semana de jogos ocorrerá no mês de maio. O dia ainda não foi definido por razões técnicas, contudo já é tempo dos diversos grupos se organizarem para participar das 10 modalidades esportivas oferecidas pela escola, dentre as quais: taekwondo, judô, futsal, vôlei, tênis de mesa, xadrez e outras.

Em caso de dúvida, procure o prof. Rogério, a Profa. Karol ou os demais membros da equipe de esporte do Colégio Bereiano.


Desde já, excelente jogos para todos!

Rifa da Páscoa


Na próxima segunda [08 de abril] teremos o sorteio da Rifa de Páscoa. São aproximadamente 40 itens de grande sabor e desejo dos pequenos (e grandes). Se você não adquiriu o seu bilhete pode fazê-lo com os alunos do Pré-2013. Boa sorte!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Esporte e Saúde

Guia Prático


O homem moderno vem deixando de lado as práticas esportivas, o que muitas vezes leva a um estilo de vida sedentário e provoca distúrbios como má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças coronarianas, etc.

Como reação a essa atitude, a ciência do esporte vem desenvolvendo estudos e demonstrando a importância que a prática constante de uma atividade física bem planejada tem para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável.

Motivos importantes para a prática da atividade física



1 – Auto estima
A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.

2 – Capacidade Mental
Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.

3 – Colesterol
Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.

4 – Depressão
Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.

5 – Doenças Crônicas
Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cadíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.

6 – Envelhecimento
Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.

7 – Ossos
Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.

8 – Sono
Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.

9 – Stress e Ansiedade
A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.
Conceitos importantes para a prática da atividade física

Avaliação Física

Antes de iniciar um programa de atividade física regular, é fundamental a realização de uma avaliação física para a prevenção de quaisquer riscos à sua saúde. Esta avaliação de estado de aptidão inclui quatro áreas.

- força muscular;
- flexibilidade articular;
- composição corporal (percentual de gordura, peso corporal magro e peso corporal desejável);
- capacidade funcional cádio-respiratória.

Todos estes dados colaboram para a formulação correta de um programa de exercícios individualizado, baseado no estado de saúde e de aptidão da pessoa.

Avaliação Correta


  • Adquira, progressivamente, bons hábitos alimentares. Faça cerca de 5 a 6 refeições moderadas por dia.
  • O café da manhã deve ser rico e diversificado, constituindo uma das principais refeições.
  • Elimine ou evite de sua dieta os alimentos que só contribuem com calorias e que não têm valor nutritivo.
  • Evite chá, café e álcool, pois podem causar uma indesejável diminuição da eficiência muscular.
  • Prefira água e sucos naturais, em detrimento de bebidas artificiais.
  • Evite alimentos gordurosos, pois além de prejudicar o processo digestivo, aumentam o colesterol e o percentual de gordura no organismo.
  • Inserir alimentos ricos em carboidratos é muito importante, porém o excesso pode ser transformado em gordura e depositado no tecido adiposo.


Use a roupa correta

Na prática da atividade física, a escolha da roupa é importante.


  • Não utilize aquelas que dificultam a troca de temperatura entre o corpo e o meio ambiente (evite tecidos sintéticos).
  • Prefira roupas claras, leves e que mantenham a maior parte do corpo em contato com o ar, facilitando a evaporação do suor.
  • Use tênis apropriado para a modalidade física escolhida.
  • Prepare seu corpo antes da atividade física – Alongamento e Aquecimento


O alongamento é a forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização de movimentos de amplitude normal, com o mínimo de restrição possível, preparando assim o corpo para a atividade a ser realizada, evitando riscos aos músculos esqueléticos, tendões e articulações. Ele deve ser realizado antes e após os treinos. Ao executar os movimentos, fique atento à postura correta, mantendo a respiração lenta e profunda. Assim os resultados serão melhores.

O aquecimento deve durar de 5 a 20 minutos, utilizando 50% da sua capacidade máxima de condicionamento. Os objetivos deste preparo (aquecimento) são o aumento da temperatura corporal e a melhora da flexibilidade, evitando lesões nas regiões a serem estimuladas pelo exercício.

Volta a calma – resfriamento do organismo

Ao término do seu treino, não pare bruscamente: diminua progressivamente a intensidade da sua atividade. Com isso você conseguirá obter um estado de relaxamento do sistema nervoso central, aumentando a descontração da musculatura e otimizando a recuperação metabólica.

Sequência de alongamento para antes e depois da atividade física.

Freqüência e Intensidade do Programa de Exercícios

Para se adquirir um bom condicionamento, por meio de um programa eficiente de treinamento, deve-se levar em consideração os principais fatores que afetam as melhoras induzidas pelo treinamento. São estes: o nível inicial de aptidão, a freqüência, a intensidade, a duração e o tipo (modalidade) de treinamento.

A intensidade é estabelecida no exercício em termos de percentual da resposta da frequência cardíaca máxima individual.

Níveis de treinamento que proporcionam melhora na aptidão aeróbica, variam entre 60 e 85% da freqüência máxima, dependendo do nível de capacidade aeróbica individual.

A freqüência de treinamento aeróbico deve ser de, no mínimo, três vezes por semana.

Tabela de cálculo

Para obter os níveis ideais de freqüência cardíaca para uma atividade física, faça o seguinte cálculo:

F.C. máxima = 220 – (sua idade)

Este resultado deve ser multiplicado pelo percentual que varia de acordo com o seu nível de condicionamento físico.

Como saber qual é o percentual adequado para você:

Iniciantes: entre 60 e 65%
Intermediários: entre 65 e 75%
Avançados: entre 75 e 85%

Os percentuais citados são apenas sugestivos. Procure um profissional de educação física para que ele possa orientá-lo e acompanhá-lo adequadamente.

Tabela de Freqüência

Nos primeiros espaços devem ser utilizados ospercentuais de F. C. de acordo com o nível decondicionamento e suas respectivas F. C..

Exemplo: Tenho 25 anos e sou sedentário. Cálculo220-25=195. Esta é a freqüência cardíaca máxima que deve ser multiplicada pelo percentual que varia de acordo com o nível de condicionamento.

F. C. inicial: freqüência cardíaca ainda em repouso.
F. C. durante: freqüência cardíaca na metade do tempo de trabalho ou no momento de maior intensidade.
F. C. final: freqüência cardíaca no término do exercício, antes da diminuição da intensidade.
F. C. de recuperação: freqüência cardíaca após 1 minuto do término da atividade.
Tempo de Trabalho: duração do tempo total de treino.

Intensidade do exercício: medir a intensidade do exercício em treinos realizados em aparelhos orgométricos, como esteiras, bicicletas, etc, considerando velocidade, inclinação ou níveis de carga. Se estiver nadando ou correndo na rua, considere a distância percorrida.

Nível de esforço: relacione qual das opções reflete onível de esforço desprendido para realizar a atividade.

Obs.: Faça cópias das tabelas seguintes para seucontrole freqüente.

Atividade Física
Apesar do procedimento correto, podem ocorrer dores ou até lesões

Prevenção de Contusões

Tão importante quanto a prática de exercícios é a prevenção de danos que possam surgir. De acordo com pesquisas, as pessoas que não praticam exercícios com freqüência – às vezes chamadas de atletas de fim de semana – apresentam 3 vezes mais danos físicos quando comparadas com participantes de esportes organizados, e 9 entre 10 desses danos são deslocamentos e luxações, normalmente resultados do desequilíbrio entre a força muscular utilizada e a tolerância pessoal.

Exercícios e Dor

Respeite seu nível de aptidão e seu condicionamento físico para não exceder limites e provocar possíveis lesões. Seu corpo precisa de tempo para sofrer as adaptações necessárias para a melhora de condicionamento. Isto significa que as melhoras são progressivas. A dor é um bom indício para a intensidade correta de estímulo a ser empregada.

Lembre-se: se doer, pare.

Tratamento de Contusões

As dicas apresentadas por este guia são muito importantes para a prevenção dos danos físicos, mas mesmo com o maior cuidado durante o condicionamento, elas podem ocorrer. Para a maioria dos atletas amadores, o dano normalmente não é grave. Na verdade, a maior parte das lesões pode ser tratadas em casa, seguindo os seguintes procedimentos.

Descanse
Pare imediatamente qualquer exercício ou movimento da parte do corpo lesada. O descanso proporciona melhora. Use um apoio (pode ser uma muleta) para evitar colocar o peso sobre a perna, joelho, tornozelo ou pé, e use uma tala ou tipóia para imobilizar o braço com lesão.

Gelo
Aplique gelo o mais rápido possível. O frio causa uma vasocontrição, ou seja, faz com que as veias se contraiam, ajudando a parar sangramentos internos. Com isso, acumula-se o mínimo possível de sangue no local da lesão. A aplicação deve ser feita por aproximadamente 30 min, depois o gelo deve ser removido por 2 horas até a pele esquentar. Repita a aplicação do gelo por 3 a 5 vezes diariamente. Atenção: nunca ponha coisas quentes sobre uma lesão. O calor dilata os vasos sangüineos, resultando em inchaço. O calor só é apropriado após o término de sangramento interno, usualmente 72 horas após um deslocamento ou luxação.

Compressão
Envolva a lesão com uma bandagem elástica ou um pedaço de pano para reduzir o inchaço, diminuir a movimentação e o esforço na área lesada. Mantenha a bandagem firme, mas não aperte em excesso.

Elevação
Elevar a área de lesão acima do nível do coração, se possível, para que a gravidade drene o excesso de fluxo sangüineo. Este procedimento também diminui o inchaço e a dor.

Além destes procedimentos, você poderá utilizar um analgésico para aliviar as dores provenientes de músculos, tendões e ligamentos lesados.

Material desenvolvido com apoio do professor de educação física Wagner Gasparini, graduado pela FMU, pós-graduado em Treinamento Desportivo pela FMU e pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina

Fonte: http://www.brasilescola.com

terça-feira, 2 de abril de 2013

Sistema de Avaliação do colégio Bereiano - 2013

As informações contidas no documento abaixo foram repassadas aos pais e responsáveis em nosso primeiro encontro do ano ocorrido em 16 de fevereiro de 2013. A divulgação desde documento tem por objetivo relembrar aos pais as mudanças em nosso sistema de avaliação para 2013.