domingo, 29 de janeiro de 2012

Semana Pedagógica – Profa. Claudia Brady.


Profa. Claudia Brady

Nessa sexta-feira, a Diretora Pedagógica do Colégio Bereiano, Profa. Claudia Brady, apresentou a filosofia do Colégio Bereiano aos novos professores da casa. Em sua exposição ficou clara a existência de diversas cosmovisões de mundo que, de forma direta, influenciam nossos educandos em sua tomada de decisão, frente aos desafios do mundo moderno. 

De forma didática, a professora Claudia elencou alguns exemplos dessas filosofias de vida [Teísmo Cristão, Deísmo, Materialismo etc],  quase nunca perceptíveis aos olhos do leitor menos atento, e as comparou ao pensamento cristão, usando para isso exercícios de leitura e interpretação de texto. 

Finalizando sua palavra, a professora destacou que "o Colégio Bereiano tem um compromisso com a Educação Cristã por Princípio e, nesse sentido, se esforça para levar o conhecimento de Deus através dos conteúdos programáticos [curriculares] e testemunho de seus colaboradores". Deu grande ênfase à importância dos professores serem currículos vivos, deixando transparecer, mesmo que inconscientemente, o currículo oculto  existente em todo aquele que crer em um Deus vivo.

Natal 27/01/2012


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Semana Pedagógica – Profa. Ariadna - Educação Especial

A professora Ariadna estará, neste ano de 2012, à frente da Educação Especial no Bereiano. Nesta semana de estudos, compartilhou conosco algumas particularidades sobre a inclusão escolar na rede de ensino público e particular. Em sua fala deixou claro que a inclusão é uma realidade em nossos dias e como tal encontra-se em pleno trabalho de sistematização.

Inicialmente, a professora fez um breve histórico sobre a deficiência mental (hoje, intelectual) e os avanços da ciência no combate a esse problema. Já é sabido por todos que a escola, em um contexto geral, com seus impedimentos e preconceitos, tem sido historicamente hostil a essa categoria de educando; contudo, hoje é chamada até por força da lei a mudar sua postura acadêmica. Entendendo a importância desse assunto e vendo o ser humano como um ser que merece respeito, o Colégio Bereiano tem se equipado com profissionais qualificados e salas de recursos multifuncionais que venham atender às necessidades dos alunos com deficiência.

Na sequência, a professora apresentou algumas de suas atribuições frente a essa nova realidade escolar, solicitando e sensibilizando os demais professores para, juntos, desenvolverem um trabalho de qualidade. Vale ressaltar:

·      Acompanhar os alunos com deficiência, em parceria com as famílias;
·      Realizar a capacitação em serviço com os professores e oficinas de sensibilização com os demais alunos e funcionários da escola;
·      Firmar parcerias com Salas de Recursos Multifuncionais, possibilitando o acesso ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Concluindo sua apresentação, a professora sensibilizou a todos quando colocou que a melhor fórmula para compreendermos a inclusão era “colocar-se no lugar do outro”.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Semana Pedagógica – 2012







Semana Pedagógica – Prof. Álvaro.


Semana Pedagógica – Bereiano – 24/01/2012.

Prof. Álvaro
No segundo dia da nossa Jornada Pedagógica tivemos a exposição do professor Álvaro. Sua fala foi direcionada às Tecnologias da Informação e Conhecimento.

A necessidade de constante atualização por parte dos professores tem sido uma preocupação constante do Colégio Bereiano. Nesse sentido, a escola procura dispor aos seus educando as diversas ferramentas existentes na internet, no intuito de melhorar o dia a dia do professor.

Em sua exposição, o professor Álvaro trouxe informações de como usar ferramentas gratuitas em sala de aula, como o prezi, sistema Siga e outros recursos do mundo virtual. 

Palestra do Pr. Paulo Fagiani (professor de Ed. Cristã).


Semana Pedagógica
Natal 24/01/2012

Partindo de uma dinâmica de grupo, o Pr. Paulo deu início à discussão do nosso tema anual que, neste ano, está relacionado à pessoa do Espírito Santo de Deus. Encerrada a etapa da discussão, cada relator apresentou as conclusões do grupo sobre o Espírito Santo, dentro da diversidade teológica comum a cada um. Em seguida, houve a exposição do projeto anual da escola, com ênfase nos propósitos a serem conquistados em cada trimestre, apresentação do versículo chave [2Co 3.17-18] e algumas considerações sobre o currículo.

As etapas do currículo ficaram assim estabelecidas:

1º Trimestre – Ênfases:
·         O Espírito Santo como pessoa.
·         O Espírito Santo como fogo.
·         O Espírito Santo como óleo ou azeite.
·         O Espírito Santo como água.
·         O Espírito Santo como vento.
·         O Espírito Santo como penhor.

2º Trimestre – Ênfase nos atributos do Espírito Santo:
·         Regenerar.
·         Ensinar.
·         Transformar.
·         Criar.
·         Dotar.
·         Testemunhar.
·         Renovar.
·         Batizar.
·         Selar.

3º Trimestre – Ênfase em nosso relacionamento com o Espírito Santo.

a)      O que não fazer?
·         Entristecer.
·         Resistir.
·         Mentir.
·         Distinguir.
·         Blasfemar.

b)      O que fazer?
·         Semear.
·         Orar.
·         Buscar.
·         Encher.
·         Andar.
·         Os frutos do Espírito Santo.



Na distribuição dos componentes curriculares dos trimestres de 2012, o Pr. Paulo usou como estratégia conceitos mais simples até alcançar temas mais amplos e subjetivos. O desenvolvimento desses conceitos e sua aplicabilidade ficarão na incumbência de cada professor.

Concluindo sua palavra, o Pr. Paulo enfatizou: “Durante o ano de 2012, nossos alunos aprenderão sobre o Espírito Santo, conforme o que diz a Bíblia. Os alunos não deverão só conhecer a pessoa do Espírito Santo, mas terão a oportunidade de aprender a viver dentro dos princípios de Deus. Essa compreensão envolverá mudança de vida”.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Palavra do Diretor

Marcelo Moura

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? [Amos 3.3]

Pr. Marcelo Moura

O diretor Marcelo Moura destacou a necessidade de continuarmos em unidade, na caminhada de 2012. O desafio é firmar uma aliança entre família, escola e professores, formando um grupo coeso, focado em uma educação cristã de qualidade.

Resumidamente, apresentou algumas propostas para este ano:




·         A criação de três conselhos de pais (Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio);
·         Mudanças na estrutura da escola no âmbito de avaliações;
·    Desenvolvimento de novos projetos específicos nas áreas de TICS (Tecnologia da Informação do Conhecimento), educação especial e acompanhamento no desenvolvimento das atividades escolares dos nossos alunos.