terça-feira, 26 de março de 2013

A construção da autonomia: uma conquista para toda a vida

Telma P. Vinha
Faculdade de Educação – UNICAMP
 
O ambiente de desenvolvimento sociomoral[1]

Inúmeros estudos indicam que as escolas influenciam de modo significativo a formação moral de crianças e jovens. Não devemos minimizar a influência da família, mas precisamos modificar a crença reducionista e cômoda de que a escola é impotente diante dela. A moralidade, como vimos anteriormente, desenvolve-se em estreita relação com o meio, dependendo da qualidade das relações sociais. Ora, se a criança e o jovem passam grande parte de sua vida interagindo dentro de uma instituição de ensino, desenvolvendo relações baseadas em normas, comportamentos e em conceitos ali estabelecidos, como ignorar a influência do ambiente escolar neste processo? Consciente ou não, a escola sempre atuará no desenvolvimento da moralidade de seus alunos. Contudo, ainda são poucas as que os conduzem em direção à autonomia.

Piaget considera que a autonomia não se desenvolve em uma atmosfera de autoridade, opressão intelectual e moral. Também não se dá por discursos, sermões, sanções, normas ou atividades estéreis. Ao contrário, para que ela ocorra, são fundamentais as vivências em situações de cooperação, liberdade de pesquisa, respeito mútuo e também a experiência de vida. É a partir dessas trocas que a criança desenvolve sua personalidade, percebendo aos poucos que as pessoas têm diferentes necessidades e maneiras de pensar e agir.
 
Nenhuma escola quer formar alunos acríticos, obedientes, submissos ou heterônomos. Todavia, no cotidiano das famílias e das escolas, os adultos utilizam procedimentos que levam as crianças e jovens a se submeterem às normas porque uma autoridade que sabe o que é “melhor para elas” assim o quer. Esses caminhos levam mais à obediência do que à autonomia.
 
Assim, encontramos comumente nas escolas a imposição de regras tolas e desnecessárias (“não usar modismos, não conversar sem a autorização do professor”), normas que não se flexibilizam (“não posso deixar você entrar sem uniforme, mesmo sabendo que caiu achocolatado na sua camiseta e você estava na casa de seu pai, onde não há outra camiseta para você trocar”), ou normas embasadas na mera obediência da autoridade (“não pode usar boné porque é regra da escola”). Para que tais normas sejam cumpridas, são empregados procedimentos exteriores (recompensa, censuras, ameaças, vigilância ou punição), reforçando a submissão e a obediência acrítica. Esses procedimentos dificultam a compreensão do motivo das regras, podendo em longo prazo apresentar efeitos indesejados, pois dificultam que o jovem construa suas próprias razões internas para seguir as regras morais. Para haver legitimação, é importante que o educar faça o cumprimento das normas corresponder a uma sensação de bem-estar, de satisfação interna, de orgulho ao respeitá-las, e também que promova a reflexão sobre as possíveis consequências do não cumprimento das mesmas.

Sob a perspectiva da autonomia, os conflitos são necessários ao desenvolvimento da criança e do jovem, devendo ser encarados como ricas oportunidade de se trabalhar valores e regras. Assim, o educador não prioriza a solução do conflito em si, mas o processo de resolução e a forma com que os envolvidos enfrentam o problema (o que se aprende com o ocorrido). Os educadores que dominam esta concepção compreendem o conflito e sua solução como partes importantes do currículo, assim como outros conteúdos que precisam ser trabalhados. E, ao invés de gastarem tempo e energia tentando preveni-los, aproveitam-nos para auxiliar os alunos a conhecerem seus próprios pontos de vista, os pontos de vista dos outros e a buscarem soluções aceitáveis, respeitosas e cooperativas.
 
Construir na instituição educativa um ambiente favorável ao desenvolvimento de personalidades autônomas é algo complexo, ainda pouco compreendido, mas necessário se de fato queremos formar cidadãos éticos. É necessário ainda o entendimento que a ética deverá estar presente nas mais diversas dimensões da escola, tais como na relação da equipe, no trabalho docente, na postura, nos juízos emitidos, na qualidade das relações, nas intervenções da indisciplina, do bullying, na maneira como o conhecimento é transmitido, trabalhado e avaliado, nas relações com a comunidade… Passa a ser o eixo central que estrutura todas as atividades e relações.
 
Para que haja tomada de consciência é preciso também que haja reflexão. Para isso, a moral também deve ser apresentada como objeto de estudo multidisciplinar, abrindo oportunidade de se pensar e debater sobre o tema, podendo-se utilizar como recursos: filmes, textos, teatros, murais e trabalhos artísticos. É preciso também oferecer propostas de atividades sistematizadas que trabalhem os procedimentos morais, tais como assembleias, discussão de dilemas, debates etc. Assim, possibilita-se a apropriação racional de normas e valores, o autoconhecimento, a reflexão do motivo de se agir de acordo com regras justas e necessárias, a aprendizagem de formas mais assertivas e eficazes de se resolver conflitos e, consequentemente, o desenvolvimento da autonomia.
 
Considerando que a moral traz auto-restrições à liberdade, uma pessoa só aceitará tais restrições se fizerem sentido para ela, se lhe trouxerem o sentimento de auto-respeito, de dignidade ou de honra. Uma educação que visa efetivamente ao desenvolvimento da autonomia, e não à simples obediência conformista às regras impostas, não pode ser reduzida à transmissão de valores por meio de discursos, à imposição de normas e sanções ou a atividades estéreis.

A conquista de relações equilibradas e respeitosas, o que não significa que os conflitos estarão ausentes, não é decorrente de um simples processo de amadurecimento ou de se aguardar passivamente a mudança da sociedade como pré-requisito para tanto. Essa conquista depende de todo um processo de construção e aprendizagem, visto que a criança ou o jovem não irão aprender sozinhos questões tão complexas se não foram previstas boas intervenções e oferecidas situações que contribuam para essa aprendizagem.

Em vez de investirmos nossos esforços na antecipação, contenção e obtenção de um “bom comportamento” do aluno (muitas vezes por medo ou conformismo), deveríamos dirigir nossos olhares para o desenvolvimento e para a aprendizagem da autonomia. Nessa perspectiva, a ética é considerada “vacina e não remédio”, necessitando para tanto de uma contínua vivência da cidadania em um ambiente sociomoral cooperativo.

Telma Vinha é pedagoga, doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Unicamp. Pesquisadora na área de relações interpessoais e desenvolvimento moral, é autora de O educador e a moralidade infantil e de Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola.
 
[1] Um ambiente sociomoral é toda a rede de relações interpessoais que forma a experiência escolar do aluno, incluindo o relacionamento com o professor, com os colegas, com os estudos e com as regras.
 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Temas que mais aparecem no ENEM

Informamos abaixo o mapeamento do ENEM realizado pela equipe do Universia sobre os temas que mais aparecem nas provas do ENEM:

"Fizemos um levantamento com todas as provas, questões por questões, para identificar quais delas se repetiam", explica Bruna Delprete, que participou do processo de mapeamento das provas aplicadas entre 1998 e 2011.

Veja o resultado do mapeamento e prepare-se para a edição deste ano:

Geografia
  • 1º lugar - Agricultura; 
  • 2º lugar - Aspectos socioeconomicos;
  • 3º lugar - Desenvolvimento e Impactos Ambientais;
  • 4º lugar - Geopolítica.

Matemática:

  • 1º lugar - Geometria;
  • 2º lugar - Cálculo simples;
  • 3º lugar - Interpretações;
  • 4º lugar - Porcentagem;
  • 5º lugar - Probabilidade.
Português

  • 1º lugar - Interpretação de texto;
  • 2º lugar - Modernismo;
  • 3º lugar - Outros tipos de interpretação;
  • 4º lugar - Gramática;
  • 5º lugar - Variação linguistica.
Física
  • 1º lugar - Energia - Eletricidade e Mecânica;
  • 2º lugar - Termologia ou Calorimetria;
  • 3º lugar - Hidrostática;
  • 4º lugar - Ondulatória;
  • 5º lugar - Cinemática.

Biologia

  • 1º lugar - Fisiologia/ Corpo Humano;
  • 2º lugar - Ecologia;
  • 3º lugar - Genética/Evolução;
  • 4º lugar - Meio Ambiente;
  • 5º lugar - Água;
  • 6º lugar - Energia.

Química

  • 1º lugar - Química Ambiental;
  • 2º lugar - Equilibrio Químico;
  • 3º lugar - Transformações  Químicas;
  • 4º lugar - Cálculo Estequiométrico;
  • 5º lugar - Química Orgânica.

História

  • 1º lugar - Brasil República;
  • 2º lugar - Era Vargas;
  • 3º lugar - Brasil Colônia e Segunda Guerra Mundial;
  • 4º lugar - Idade Média, Escravidão e Militarismo no Brasil;
  • 5º lugar - Rvolução Industrial, Guerra Fria e Liberealismo.

Dez prováveis temas para redação esse ano:

  1. As questões ambientais;
  2. Bullyng;
  3. violência nas escolas;
  4. Violência no trânsito;
  5. Participação política;
  6. Alcool X Trânsito;
  7. Desarmamento;
  8. Desigualdade social;
  9. Esporte como fator de inclusão social;
  10. Comportamento jovem nas mídias sociais.
Fonte: SUEM

PROGRAMAÇÃO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO EM NATAL

Mês de Março:

Visitas a escolas Estaduais, Municipais e Privadas com alunos Autistas.
Palestras sobre Autismo

 Mês de ABRIL

Dia 1 – I Encontro – Autismo e Inclusão
Local: Auditório Angélica Moura - SEEC
8h  - Recepção Musical – Pai de Autista
8h30 - Abertura – Márcia Maria R. Peixôto - Subcoordenadoria de Educação Especial

8h40- Apresentação da Associação de Pais e Amigos dos Autistas
Fátima Cristina Villaní de Melo – Presidente
 9h – Apresentação da Associação Brasileira de Autismo – ABRA/RN
Helena Fernandes de Q. Carvalho – Representante no RN.
9h20 – Mesa redonda- Autismo um jeito de ser... Debate com pais de Autistas e profissionais.

Dia 2 – Ato Público em comemoração ao dia Mundial de Conscientização sobre o AUTISMO
Local: Praça Sete de Setembro- Natal  (Assembleia Legislativa)
Hora: 9h.

Fonte: Professora Ariadna.

Criança Segura

sábado, 23 de março de 2013


Colégio Bereiano - 30 anos Ensinando para Transformar Vidas - Virada Esportiva

Joaci Garcia Júnior
Na última sexta tivemos a abertura das comemorações dos 30 anos do Colégio Bereiano, com a Virada Esportiva. Na ocasião, tive a oportunidade de conversar com Joaci Garcia Júnior, um jovem de 24 anos, com paralisia cerebral, e brilhante atleta de bocha adaptada da Seleção Estadual.

Joaci é um jovem alegre e cheio de energia e vem superando os desafios que a paralisia lhe tem imposto.  Em nossa conversa ele confidenciou que sua maior alegria foi ter se classificado em terceiro lugar na região Nordeste [Alagoas], nos jogos de bocha adaptada.

Outra superação tem se dado no campo dos estudos. Inicialmente cursou Sistema de Informática na UnP, mas por entender que esta área não tinha muito a ver com sua vocação migrou para o Curso Educação Física na mesma universidade. É o primeiro aluno do Rio Grande do Norte com paralisia cerebral a se submeter a tamanho desafio.

Joaci se mostrava muito à vontade de poder estar participando das comemorações dos 30 Anos do Colégio Bereiano, junto a seus companheiros de seleção. Aliás, fiquei sabendo que o professor Matheus Jancy  é seu Assistente Técnico na seleção Estadual de Bocha Adaptada, e que todos os atletas desta modalidade de esporte são apoiados pela Fundação Karis, que também é responsável pelo colégio.

Durante o tempo em que permaneci na quadra pude observar a apresentação de Joaci e demais companheiros e comprovei que são bons naquilo que se propuseram a fazer. Foi uma bela manhã que, certamente, marcará a vida desta escola.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Série: Depoimentos - Pr. Paulo Fagiani

Celebração - colégio Bereiano: 30 anos - Ensinando para Transformar Vidas

Culto Solene - Colégio Bereiano: 30 Anos - Ensinando para Transformar Vidas

Srs. Pais ou responsáveis;

O colégio Bereiano está comemorando 30 anos e no próximo sábado dia 23/03/13, estaremos realizando um Culto Solene no Ginásio de Esportes da escola. Teremos uma programação especial e gostaríamos de contar com a participação do seu filho(a) portanto, pedimos a gentileza de confirmar a presença do mesmo(a).

Sem mais para o momento, agradecemos, na certeza de contarmos com a compreensão dos senhores.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

Confirmo à presença do meu filho(a) no evento.

Assinatura do Responsável ____________________________________________________________

Como Estudar


É comum vermos os jovens estudantes do ensino médio tentando fugir de estudar em casa, mas é importante que eles tenham em mente a importância do estudo diário e não só na véspera da prova. O estudo em casa deve ser uma tarefa contínua, porque o conteúdo programático dessa fase da educação é muito extenso e por muitas vezes podem existir dificuldades de aprendizado ou de fixação e memorização.

Para combater este mal, tantas vezes corriqueiro no dia a dia dos adolescentes, é preciso que eles façam a experiência de estudar diariamente por, pelo menos, um mês e verificar se o “sacrifício” compensa ou não. Com empenho vai ser fácil perceber o quanto estudar será fácil, as aulas se tornarão mais interessantes e as provas serão feitas como se fossem exercícios da tarefa de casa.

Como começar

Primeiramente, coloque como meta o ato de não estudar só na véspera da prova e jamais utilizar o período da madrugada para estudar. Além de não haver concentração suficiente nesta hora, o aluno fica com sono e não presta atenção na aula do dia seguinte. O ideal é criar um programa de estudos que acompanhe as suas aulas no colégio. Por exemplo, se durante a manhã você tem aula de Português, História, Geografia e Física então reserve quatro horas do seu dia para revisar o conteúdo dado em sala de aula e resolver exercícios (a única forma de se treinar as disciplinas exatas é resolvendo exercícios).

Mas, atenção! Quatro horas é um tempo suficiente para se dedicar ao estudo em casa (sem contar o tempo que fica na escola), mas se você precisar ficar um pouco mais de tempo para estudar para uma prova, por exemplo, não se esqueça de jamais ultrapassar cinco horas, sob pena de o seu esforço ser em vão. Afinal, o seu cérebro também precisa descansar e depois de certo tempo entra em sobrecarga e o conteúdo literalmente “se esparrama” da sua cabeça, não fica nada. Portanto, sem exageros!

O estudo diário ajuda a prevenir os desesperos de véspera de prova, já que estudando só no último dia você vai adquirir dúvidas que não poderão ser sanadas pelo professor. Mas, se você está com o conteúdo em dia e resolver dar uma revisada um pouco antes da prova, cuidado! As informações lidas por você nesse período poderão criar falsas associações e destruir o trabalho de um mês inteiro! Nesse tempo o melhor é relaxar, manter uma respiração calma e esvaziar a mente para que o conteúdo pedido nas questões flua naturalmente.

E lembre-se que além de estudar é preciso reservar um tempo para o lazer e para praticar exercícios, que ajuda a eliminar a tensão do cotidiano e prepara o corpo para aguentar mais uma maratona de estudo.

Fonte: http://www.brasilescola.com/
Por Marla Rodrigues
Equipe Brasil Escola

Informe Bereiano

Informe Bereiano


MEC quer zerar nota de texto do Enem com brincadeira

Candidato transcreveu receita de Miojo na redação
 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai mudar o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para punir candidatos que coloquem brincadeiras na redação.
 
O Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), defende a anulação dos textos para esses casos.
 
Nos últimos dias, foram divulgadas redações com brincadeiras no meio do texto. Um candidato colocou uma receita de Miojo e outro transcreveu o hino do Palmeiras. Apesar disso, conseguiram notas consideradas altas: 560 e 500, respectivamente.

 De acordo com o Inep, as regras atuais para a redação não contemplam punições a casos como esses. No entanto, um dos critérios para que uma redação seja zerada é a fuga ao tema.
 

sexta-feira, 8 de março de 2013

Programação de Aniversário do Colégio Bereiano


“Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te.”
Is. 41:6

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA ESCOLA – 30 ANOS DE HISTÓRIA

Estamos completando 30 anos de história e até aqui nos ajudou o Senhor. Por estarmos alegres, gostaríamos de dividir essa alegria com cada um que contribuiu para a escrita dessa História.

COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DO COLÉGIO BEREIANO

De 11 a 22/03, os dois segmentos: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I farão atividades durante toda a semana, condizentes com a HISTÓRIA DA ESCOLA. As atividades ficarão expostas no pátio da escola.

à Dia 22/03/2013 - Sexta-feira.

PROGRAMAÇÃO:

• Abertura com oração, realizada por uma criança do nível IV e pela diretora Themis.
• Momento de Louvor com músicas infantis dirigidas por um grupo de crianças.
Contação de História com a professora Mônika, interpretada por uma criança do Fundamental I.
• Uma criança do nível V fará a apresentação do Teatro de fantoche (Juliana, Patrícia Carla e Alessandra)   A trajetória dos 30 anos do Colégio Bereiano.
• Apresentação das bailarinas da Educação Infantil.
• Apresentação cantada da música do Ensino Fundamental I – TE AGRADEÇO (Diante do Trono).
• Todos cantarão o hino da escola.
• ENTREGA ESPECIAL – lembrancinha da escola para cada criança.
• Cantar parabéns e comer Bolo comemorativo.

PROGRAMAÇÃO DO FUNDAMENTAL II - ENSINO MÉDIO

De 19 a 22/03, os dois segmentos: FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO farão atividades durante toda a semana, condizentes com a HISTÓRIA DA ESCOLA. No dia 23/03, às 8h30, acontecerá a abertura oficial do calendário esportivo com um passeio ciclístico e, à noite, às 19h, haverá um culto de louvor e gratidão, encerrando a programação do aniversário da Escola.

DE 19 A 22/03/2013

19/03 – TERÇA–FEIRA

Culto de louvor dos ex-alunos da escola. Louvores, uma apresentação, dois testemunhos de ex-alunos e meditação na Palavra – André Buarque (ex-aluno).
Lanche:
Local: Ginásio da Escola.
Hora: das 8h55 às 9h45 (3º horário).

20/03 – QUARTA–FEIRA

Culto de louvor dos ex-funcionários da escola. Louvores, homenagem aos ex- funcionários, dois testemunhos de ex-funcionários e meditação na Palavra – Marcelo Freire (ex-funcionário).
Lanche:
Local: Ginásio da Escola.
Hora: das 8h55 às 9h45 (3º horário).

21/03 – QUINTA–FEIRA

Culto de louvor dos parceiros da escola. Louvores, homenagem aos Parceiros (LAE, PROJETO CRESCENDO COM DEUS, ORFANATO LÍRIO DOS VALES), “prestação de contas desses parceiros” (relatório informal da importância do Bereiano nesses anos de caminhada). Meditação na Palavra – Pr. Edivan – Responsável pelo Projeto Crescendo com Deus.
Lanche:
Local: Ginásio da Escola
Hora: das 8h55 às 9h45 (3º horário)

22/03 – SEXTA-FEIRA

LOUVORZÃO – Banda Bereiano.
Testemunhos de dois alunos.
Meditação na Palavra – Pr. Paulo Fagiani – Tema: II Tm.  2:15  - “Obreiro Aprovado” .
Lanche:
Local: Ginásio da Escola
Hora: das 10h05 às 10h50 (4º horário)

23/03 – SÁBADO - MANHÃ
ABERTURA OFICIAL DO CALENDÁRIO ESPORTIVO DA ESCOLA –
Passeio Ciclístico – Coordenado pelos professores Rogério e Karolinara
Percurso – A ser divulgado.
Local: Colégio Bereiano
Saída: 8h30
Retorno: 10h30

Arqueologia ajudará a desvendar origem da biodiversidade amazônica


Jornal do Brasil

A origem e as transformações pelas quais passou a megabiodiversidade da Amazônia ao longo de milhões de anos são questões que intrigam muitos biólogos, em diferentes partes do planeta.

Na tentativa de respondê-las, foram lançadas diversas hipóteses nas últimas décadas. Muitas delas, no entanto, não passaram pelo escrutínio científico em razão da escassez de dados paleológicos (fósseis) e de evidências geomorfológicas. Agora, especialistas das mais diversas áreas – incluindo paleoecologia e arqueologia – investigam o tema.
----------------------------------------------------------------------

A continuidade desta matéria encontra-se na página TEXTOS GERAIS. Confira.

UMA SEMENTE CHAMADA MULHER


(Ariadna Milena)

Tu nasceste, MULHER, de um propósito
A sua imagem de uma costela se formou
Foste criada para do homem ser companheira
Foste criada como um gesto lindo de amor
És abençoada, pois és um projeto divino
Projeto traçado pelas mãos do Senhor.

Quem não te admira, ó flor tão formosa?
Quem não precisa de algum gesto teu?
Quem não contempla as tuas formas, os teus encantos
És preciosa, cultivada e regada no jardim de Deus
Em tua vida não há lugar para espinhos
Tu és exemplo para aquela que não floresceu.

És comparada a uma flor de rara beleza
O teu perfume exala aroma de puro amor
O teu brilho resplandece com a luz do dia
És girassol que se orienta pelo calor
Tua exuberância a nenhuma outra se igualha
És obra prima, pois foi o próprio Deus quem te pintou.

Oh, Mulher! Não te omitas de tua beleza
Beleza esta que é guardada no coração
Deixes fluir toda a grandeza que em ti se esconde
És um sinônimo de muita brandura e dedicação
És decidida e não recuas tão facilmente
És girassol que sobrevive a cada verão.

Internacionalmente é a Mulher por muitos lembrada
Em 08 de Março a tua história começou a mudar
Grande Mulher, independente de cor e de raça
És uma guerreira e como tal vives a lutar
Merecedora de todas as honras e homenagens
É muito pouco apenas um dia pra te honrar
Que a graça de Deus seja abundante em tua vida
Mulher bendita, semente fértil pra flores gerar.



segunda-feira, 4 de março de 2013

Bereiano 30 Anos - Série: Depoimento

Depoimento acerca do Colégio Bereiano pela nossa irmã Lúcia Paes, ex-professora e mãe de ex-aluno da instituição.




sábado, 2 de março de 2013

Colégio Bereiano! 30 anos investindo em Vidas!

O Colégio Bereiano está em festa durante todo o mês de março. São 30 anos “Ensinando para Transformar Vidas”.

Do célebre 31 de Março de 1983 até hoje foram muitos desafios e conquistas alcançadas, pela graça e misericórdia de Deus. Pelos corredores dessa escola passaram gerações de alunos que hoje prestam relevantes serviços à sociedade natalense, moldados pelo caráter cristão.
Ser Bereiano é refletir sobre a sociedade atual sob a ótica cristã, confrontando algumas inclinações pós-modernistas que a tudo relativiza, empobrecendo o homem como ser criado por Deus e, portanto, responsável pelo seu meio.
Ser Bereiano é estar atualizado com o tempo e com as tecnologias, sem abrir mãos dos princípios eternos. É ser leal, acolhedor e promotor da paz.

Em  31 de março do ano em curso a nossa escola estará completando mais um ano de existência,  e desde já convidamos a todos que fazem parte dessa história a celebrar as três décadas de bênçãos que foram e são derramadas por Deus sobre essa instituição.

A Família Bereiano só tem a agradecer.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Os recursos de ensino levam a compreensão, reflexão, interação e internalização do conhecimento?

Já é do conhecimento do professor a importância dos recursos didáticos para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos seus alunos. A pesquisa abaixo apresenta alguns dados que ilustram bem esta realidade. Vejam:


SANT’ANNA, I.M.; SANT’ANNA, V. M. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê? Petrópolis: Vozes, 2004.

Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1452-8.pdf