sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Fundamental II - Comunicado

 Natal 28/09/2012

A coordenação do Fundamental II está enviando hoje uma convocação para alguns pais deste seguimento, a fim de tratar de assuntos referente à vida escolar do seu filho.

O atendimento aos pais será realizado entre os dias 01 a 04 de outubro. Desde já agradecemos vossa atenção e presença.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Comunicado - Claudemir Miranda

O professor Claudemir Miranda avisa aos interessados que neste final de semana estará se realizando em nosso Estado o Campeonato Brasileiro de Judô Adulto.

Durante o evento o professor será avaliado para a função de aspirante a árbitro internacional por uma comissão formada por membros da ASP Internacional.  Diante de tão grande desafio nosso mestre pede oração para que tudo aconteça dentro da vontade do nosso Senhor Jesus.

Um Forte Abraço.
Claudemir Miranda


CREF: 699-P/RN

posso todas as coisas naquele que Fortalece.
( Filipenses 4.13 )  


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

COMPLETAR


"Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." (Filipenses 1:6 ARA)

Eu tenho dois filhos, hoje adolescentes, a quem tentei durante toda a vida ensinar que não se deixa coisas inacabadas. Tenho amigos com quatro faculdades, todas interrompidas. Conheço pessoas com casamentos interrompidos. Muitos que estão ao nosso redor começaram a caminhar na fé e até foram bem, mas pararam.

Deus completa o que começa e devemos ser seus imitadores, portanto não nos cabe começar o que não poderemos ou nem pretendemos concluir. A boa obra que Deus iniciou em nossa vida VAI ser completada, não há dúvida sobre isso, não há sombra de indecisão. Meu querido, estou literalmente cansado de tanto trabalhar cobrindo falhas e ausências de pessoas que não precisavam se comprometer, mas deram o nome e não apareceram ou caíram fora quando ficou pesado.

Não bastassem as coisas práticas do cotidiano, temos situações assustadoras como relacionamentos (namoros, casamentos, amizades, discipulados, pastoreio) e atividades do reino (ministérios, congregar na igreja local, ser fiel na parte financeira, etc).

Isso assusta por que é tão bom viver e servir a Jesus que, se alguém desiste ou abandona, fico me perguntando o que poderia ser melhor. É idolatria, no fundo, pois ao abandonar a fé a pessoa está dizendo (com atitudes) que Jesus não é bom o suficiente e outra coisa é melhor, seja um copo de bebida, um cigarro, um cônjuge, ou qualquer que seja a moeda de troca.

A nós cabe sermos fiéis e perseverar até o fim, sem desistir. Começou termine, iniciou conclua. Estou plenamente certo que é isso que Deus espera de nós. Outras traduções usam o termo 'fiel para completá-la'. Sejamos também nós fiéis ao que iniciarmos.

"Pai, não permita que minha fraqueza ou limitação impeça de prosseguir até completar tudo que eu começar. Não quero ser contado entre os que desistem, seja do que for. Ajuda-me."

Mário Fernandez
Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2012/09/25/completar/

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dia da criança - CBB




100 maneiras de usar o Facebook em sala de aula

Há inúmeras maneiras de usar a rede social mais popular do mundo em sala. Veja 100 dicas para que suas aulas fiquem mais dinâmicas e conquistem seus alunos

O Facebook é a maior rede social do mundo: atualmente, conta com mais de 900 milhões usuários. Mesmo que você não tenha um perfil nela, deve perceber a popularidade em conversas com seus alunos e colegas. Os jovens inserem a internet em todas as áreas de sua vida, e costumam utilizar a rede inclusive para buscar conteúdos educacionais e ferramentas de aprendizado. Com o tempo, o Facebook tem aberto cada vez mais portas para que as escolas e professores possam usá-lo para melhorar a educação e, principalmente, a comunicação com seus alunos.

» Uso das mídias sociais aumenta entre professores
» 25 maneiras de usar o Twitter em sala de aula e conquistar seus alunos
» 16 maneiras como os professores estão usando o Pinterest
  
Aproveite 100 dicas e use o Facebook em sala de aula:


Facebook em sala de aula: dicas para utilizar os recursos do Facebook

1- Peça informações: Ao invés de utilizar a Wikipédia, procure por especialistas que tenham perfil na rede e possam ajudar você. Além disso, você pode se comunicar com os pais de seus alunos, especialmente quando forem menores, e pedir ou fornecer informações sobre eles.

2- Veja vídeos-aula: Diversas universidades de vários países diferentes disponibilizam vídeos de aulas ou palestras em suas páginas online.

3- Museus: Indique páginas de museus, galerias de arte e exibições para que seus alunos possam enriquecer ainda mais o uso do Facebook e entrem em contato com diferentes conteúdos educacionais.

4- Contato pessoal: os estudantes podem entrar em contato com parentes distantes para fazer pesquisas genealógicas ou com personalidades locais para discutir matérias tratadas em sala de aula.

5- Falar com autoridades: Políticos, governantes e outras instituições também podem ser contatadas pelos alunos para despertar a participação política e o ensino de valores de cidadania e democracia.

6- Jogos Educacionais: Muitos dos jogos disponíveis no Facebook são educacionais. Você pode estabelecer metas e fazer um campeonato interno entre os alunos.

7- Pesquisas: É comum que os professores solicitem entrevistas ou pesquisas com o público aos estudantes. Você pode levar essa pesquisa para a rede social e aumentar ainda mais o alcance da investigação.

8- Aplicativos: O Facebook disponibiliza várias ferramentas que você pode adotar para aumentar a dinâmica em sala de aula.


Facebook em sala de aula: dicas para projetos e tarefas

9- Desafios: Como em uma classe, você pode participar de desafios, competições e gincanas feitas por instituições educacionais e outras companhias.

10- Livros: peça para que os alunos compartilhem no Facebook suas opiniões e análises sobre os livros que você pediu para lerem.

11- Consiga apoio: Se sua escola está passando por uma restrição de recursos você pode divulgar as causas no Facebook e procurar por recursos e apoios, seja financeiro ou não.

12- Nota extra: Organize uma pequena gincana com os alunos e passe atividades relâmpago pela rede social para que eles realizem dentro de um prazo limitado. Além disso, você pode postar atividades extras, sem que haja limitação de tempo ou gincana.

13- Notícias: Se você for professor de geografia, por exemplo, e estiver tratando de geopolítica, pode pedir aos alunos que reúnam as principais matérias sobre o tema e compartilhem em suas páginas para gerar discussões e debates. As mais comentadas poderão virar assunto em sala de aula para maior desenvolvimento.

14- Documentar: Em aulas de biologia onde os alunos estudam o desenvolvimento das plantas, você pode montar um projeto de documentação desse projeto. A cada dia, ou uma vez por semana, o aluno conta sobre sua plantinha e como ela está se desenvolvendo.

15- Habilidades: use o Facebook para ensinar habilidades como fazer contatos e colaborações.

16- Fazer aplicativos: alunos de ciências da computação ou informática mais avançada podem desenvolver aplicativos para a escola dentro da rede social.

17- Criar conteúdos: No Facebook, é muito fácil criar e compartilhar conteúdos. Peça aos seus alunos que desvendem essas ferramentas e as utilizem para aplicar as matérias aprendidas em aula.

18- Causas: a rede social possibilita a criação de grupos para defender causas. Estimule seus alunos para que se reúnam e façam um movimento, projeto, etc. Eles podem procurar por problemas nas áreas em que vivem ou ao redor da escola.

19- Brainstorm: os estudantes podem usar a página da escola ou o grupo da sala para ter ideias e fazer reuniões online de brainstorm.

20- Diários: os alunos podem postar anotações de seus diários online e dividi-los com a classe e seus amigos.

21- Caça ao tesouro: desenvolva uma gincana com a sala. Faça um caça ao tesouro online e divida a turma em grupos.

22- Clube do livro: fomente a leitura por meio da criação de clubes do livro online.

23- Etiqueta online: dê dicas e instruções sobre como se comportar online, segurança na internet, como evitar fraudes e golpes, como funciona a polícia em crimes cibernéticos e como denunciar possíveis abusos e outros crimes online.

24- Galeria online: os alunos podem reunir diversos conteúdos, artísticos ou não, e desempenhar o papel de curadores a partir de determinado tópico.

25- Exercícios: em épocas de prova, você pode postar exercícios e atividades para que os alunos pratiquem os conteúdos que serão cobrados.

26- Perfis falsos: em aulas de história, por exemplo, você pode pedir que os alunos criem perfis falsos de personagens históricos, como Napoleão Bonaparte.

27- Resumos: ao pedir a leitura de livros ou textos mais extensos, solicite aos alunos que postem online resumos sobre as obras ou críticas e análises.

28- Notícias da escola: peça aos alunos que sirvam como fontes de notícias e postem na página da escola ou da sala quais são os próximos eventos ou provas. Você pode separar uma pessoa específica para essa função.


Facebook em sala de aula: dicas de compartilhamento


29- Transfira o blog: se sua sala possui um blog, transfira-o completa ou parcialmente para o Facebook. Dessa forma, os alunos poderão compartilhar os conteúdos de maneira mais interativa e prática.

30- Envolva os pais: Não são apenas os estudantes que podem se envolver nos projetos. Compartilhe as iniciativas com os pais e responsáveis dos alunos, reforçando ainda mais a relação e responsabilidade dos pais com a educação dos filhos.

31- Dia do bichinho: Para descomplicar uma situação presencial, você pode fazer o “Dia do bichinho de estimação” online. Peça aos alunos que enviem fotos de seus animais e algumas informações, com histórias curiosas sobre eles.

32-Vídeos: você pode armazenar vídeos de aulas, palestras ou outros conteúdos relevantes para criar uma videoteca virtual acessível para os alunos e pais.

33- Álbuns de fotos: Quando houver passeios ao zoológico ou outros locais, você pode criar álbuns com as fotos da excursão e compartilhar com os estudantes.

34- Vocabulário: Você ou toda a sala (organize um cronograma primeiramente) podem postar palavras diferentes ou difíceis com as definições para aprimorar o vocabulário da turma.

35- Gráficos: peça aos pais e/ou alunos que compartilhem informações sobre seus hábitos e características pessoais ou preferências. A partir disso, você pode criar gráficos informativos que servem de apoio para as aulas.

36- Perguntas: O Facebook disponibiliza a ferramenta de perguntas, que pode ser muito útil, tanto para os alunos quanto para os professores. Você pode criar enigmas ou deixar o aplicativo disponível para que os alunos tirem dúvidas online.

37- Outros arquivos: você pode armazenar fontes, links úteis, apresentações em PowerPoint no grupo da sala ou na página da escola.

38- Conteúdo educacional: conteúdos que estão sendo tratados na sala podem ser enriquecidos com outras informações online, como vídeos-aula, etc.


Facebook em sala de aula: dicas de colaboração e discussão

39- Feedback: se você tem ideias para atividades ou tarefas diferentes e gostaria de saber a opinião dos alunos, peça que eles compartilhem online.

40- Escrita colaborativa: Você pode montar uma atividade de escrita colaborativa onde cada aluno faz parte do texto. O resultado pode ser um pequeno livro ou apostila.

41- Canal: para públicos maiores, você pode organizar uma fórum de discussão em tempo real, enquanto os conteúdos são transmitidos em sala ou depois.

42- Idiomas: conecte seus estudantes com pessoas de todo mundo. Se você é professora de inglês ou espanhol e possui amigos do exterior que falam essas línguas, organize bate papos para que os estudantes possam praticar os idiomas.

43- Participação: para alunos que são mais tímidos ou não gostar de falar em público, você pode organizar atividades de participação online, onde eles se sintam mais a vontade para interagir.

44- Grupos de estudo: os alunos podem montar grupos online das equipes de trabalho ou de estudo para se organizarem mais facilmente.

45- Opinião: você irá fazer uma sessão de cinema ou alguma outra atividade e possui várias opções de escolha de filme? Peça aos alunos que escolham em uma pesquisa online.

46- Estudantes formados: procure os perfis de alunos que já estão formados para que compartilhem suas experiências acadêmicas e profissionais com os alunos.

47- Notas: nessa ferramenta, os alunos podem compartilhar os trabalhos ou textos e receber a opinião dos colegas e dos professores.

48- Mundo: faça um intercâmbio online com alunos de outros países ou regiões, compartilhe atividades e experiências.

49- Outros professores: discuta essas ideias em grupos de professores, seja da mesma escola ou área de ensino.

50- Ajuda na lição: os estudantes podem ajudar uns aos outros por meio dos grupos de Facebook, com a sua supervisão para evitar plágios ou outros erros.

51- Palestras: encontre especialistas ou outros palestrantes para que tragam conteúdos relevantes para a sala de aula, seja online ou presencialmente.


Facebook em sala de aula: dicas de organização

52- Eventos: deixe os alunos informados e disponibilize um calendário online.

53- Grupos: se você é professor de diversas classes, organize essas turmas em grupos diferentes.

54- Aniversários: Use o Facebook como lembrete de aniversários, feriados e outras comemorações.

55- Relacionamento: em salas maiores pode ser mais difícil se relacionar com cada estudante em particular. Você pode aproveitar o ambiente online para conhecer melhor seus alunos.

56- Mantenha-s atualizado: Seus e-mails podem ser ignorados, mas você pode manter o controle de quem leu seus recados pedindo aos alunos de “curtam” aquilo que você postar.

57- Reconhecimento: quando uma classe ou aluno alcança alguma meta ou resultado relevantes você pode dar reconhecimento e motivação online para que todos se sintam considerados.

58- Recados: Ao invés de distribuir recados e autorizações em papel, disponibilize-os online e peça aos pais que imprimam em casa, garantindo maior retorno.

59- Debates: Se você não tem tempo suficiente para continuar um debate em aula, leve-o para o grupo da sala online e continue a discutir as ideias.

60- Avisos urgentes: caso ocorra algum imprevisto, você pode comunicá-lo para pais e alunos, tanto na página da escola quanto no grupo da sala.

61- Fique de olho: Alunos que não entregam a lição por que ficaram sem internet podem ser avaliados de acordo com o histórico no Facebook.

62- Mapa: em aulas de geografia, peça aos alunos que compartilhem fotos, informações e mapas de seus locais preferidos.

63- Pais: os pais podem manter-se conectados para saber o que acontece em aula e quais são as próximas provas ou projetos.

64- Provas: pergunte aos alunos como eles acham que foram nas provas e quais suas opiniões sobre as questões levantadas nos testes.

65- Atualizações: Durante trabalhos ou projetos, você pode se manter atualizado sobre o desempenho dos alunos, perguntando como eles estão e quais são as principais dificuldades encontradas.

66- Participação em aula: Aumente a interação e permita que os alunos façam observações, comentários e perguntas online durante a aula.

67- Carreira: conecte os alunos com pessoas especializadas em treinamento profissional e de carreira e com outros profissionais das áreas que eles desejam seguir depois da escola.

68- Recursos: Use a página no Facebook para levantar recursos para passeios ou outros projetos.

69- Páginas para os pais: é uma excelente oportunidade de conectar pais e professores de maneira prática e eficiente, sem burocracias.

70- Interesses: Encontre quais são as novas tendências e interesses dos alunos e procure inseri-los em classe para aumentar o envolvimento.

71- Concursos: envolva os alunos em concursos que coloquem em prática os conteúdos aprendidos na aula. Você pode permitir que estudantes de outras turmas ou de fora da escola também participem.

72- Lembretes: alunos ausentes podem ser lembrados das aulas e atividades para que não percam notas.

73- Assuntos: preste atenção nas conversas e debates online (não apenas da sala, mas em geral) por que estes botem gerar assuntos para discussão em sala de aula.

74- Prazos: Mesmo disponibilizando calendários você pode lembrar os alunos com recados sobre as próximas entregas.

75- Livros: Marque livros para download que os alunos podem utilizar para leitura complementar ou obrigatória.

76- Instruções: deixe instruções para trabalhos disponíveis online para consulta.

77- Celebre: quando determinados projetos forem finalizados, você pode celebrar o desempenho da sala ou determinado grupo ou pessoa.


Facebook em sala de aula: dicas de aplicativos e grupos

78- Cursos: esse aplicativo permite a administração de cursos no Facebook.

79- CiteMe: os alunos podem usar esse aplicativo para fazer citações de maneira adequada.

80- Booktag: Compartilhe livros e peça que os alunos comentem nesse aplicativo.

81- Universidades: as universidades possuem páginas online que facilitam o acesso de futuros estudantes e informações.

82- Calendar: esse é o aplicativo que permite a criação de calendários online.

83- Knighthood: Esse jogo promove a prática da leitura de maneira divertida e dinâmica.

84- Mathematical Formulas: os professores de matemática podem passar esses recursos para os alunos estudarem fórmulas e soluções.

85- Sebos: procure por grupos de sebos ou outras lojas para que os alunos possam adquirir materiais mais baratos.

86- Webinairia: capture vídeos para sua aula.

87- JSTOR Search: artigos e conteúdos acadêmicos podem ser procurados nesse aplicativo.

88- Homework Help: esse aplicativo oferece ajuda para alunos em suas lições de casa. Por ser em inglês, pode ser usado nas tarefas de inglês.

89- Word of the Day: use essa ferramenta como fontes para encontrar palavras ou dias históricos e compartilhar com os alunos.

90- Zoho Online Office: Compartilhe e armazene documentos nesse aplicativo.

91- Notely: Muito bom para fins educacionais, ele é usado para organizar documentos e notas.

92- Language Exchange: ajuda seus alunos a se conectarem com línguas estrangeiras e praticarem.

93- Typing Test: aplicativo que ajuda os estudantes a desenvolver suas habilidades de digitação.

94- Quiz Monster: essa ferramenta ajudar você a montar questionários online.

95- Grupos de estudo: esse aplicativo foi desenvolvido para criar o ambiente perfeito para grupos de estudo.

96- Notecentric: encoraje os alunos a fazer e compartilhar anotações usando esse aplicativo.

97- Slideshare: compartilhe apresentações, documentos, fotos e outros conteúdos por meio dessa ferramenta.

98- WorldCat: Essa ferramenta permite que você faça pesquisas, partilhe fontes e mais.

99- Hey Math! Challenge: Esse aplicativo ajuda os alunos a entender conceitos de matemática mais complexos.

100- Flashcardlet: Com essa ferramenta você criar seus próprios cartões de estudos para que os alunos usem na hora dos estudos.


Fonte: Universia Brasil

Rifa do Pré: Só alegria.

Fui informado pela Profa. Claudia que o feliz ganhador da "Rifa do Pré” [DVD], foi o professor Jerônimo. Cara de sorte! Fico muito feliz em comunicar tal fato, em especial pelos meninos e meninas do Pré que estão batalhando por sua festa de colação de grau.

Não tenho nenhuma dúvida que será muito bonita e que certamente acontecerão outras promoções no decorrer do ano. Ao Pré-2012, parabéns e benção de Deus sobre a vida de todos aqueles que participaram direta ou indiretamente desta bela iniciativa. 

Mal Posso Esperar a Aposentadoria!

MANÁ DA SEGUNDA
www.cbmc.org.br          
24 de setembro de 2012
Quinze anos servindo as comunidades empresarial e profissional

Mal Posso Esperar a Aposentadoria!
Por Jim Mathis

Vivemos tempos interessantes nos negócios e como profissionais. Faço parte de uma geração apelidada de "Baby Boomers" (geração pós-Segunda Guerra, vista como geração de choques e conflitos; NT), para quem o principal objetivo do trabalho era se aposentar.

Foi o que ouvi em uma conversa durante uma festa. Um homem perto da aposentadoria comentou que mal podia esperar o dia de demitir-se do trabalho. Disse odiar o trabalho e que só continuava indo todos os dias porque precisava de dinheiro. Pensei: "Que triste maneira de viver!"

Como passar a vida odiando aquilo em que gasto a maior parte do meu tempo? Há tipos de trabalho mais gratificantes do que outros. Houve situações quando o trabalho que fazia não era encorajador, mas ao conhecer e interagir com pessoas que encontrava diariamente, tornou-se fonte de inspiração.

Quando ouço pessoas falando de forma nostálgica sobre aposentadoria, penso sobre o valor intrínseco do trabalho. Existem na Bíblia referências sobre a nobreza do trabalho. Colossenses 3.23, ensina que devemos colocar nosso coração em tudo que fazemos. Em última análise, diz que "trabalhamos para Deus".

O livro de Eclesiastes faz admoestações sobre trabalho árduo, mas com diversão. Eclesiastes 3.22 diz: "Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?" A versão, "A Mensagem", diz: "Então eu entendi que não há nada melhor para nós, homens e mulheres, que ter um bom momento durante tudo o que fizermos – e isto será nosso quinhão’’. Deus projetou o trabalho para ser apreciado.

Provérbios 22.29 afirma: "Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior." Você pode dizer que o segredo do sucesso é fazer um trabalho bem feito e, em seguida, mostra-lo as pessoas. Hoje chamamos isto "produto e marketing." Creio que para persuadir as pessoas a comprá-lo a ênfase deve ser dada ao produto e não ao esforço. Em outras palavras: "fazer coisas boas." Se você fizer isso, você não terá problemas em vendê-lo.

Há pouca orientação nas Escrituras sobre aposentadoria. A palavra é usada raramente e seu significado é "retirar". Será que o objetivo principal do trabalho é chegar ao momento quando se pode retirar da vida produtiva? A única referência na Bíblia a aposentadoria diz respeito aos Levitas, sacerdotes instruídos a se aposentar com 50 anos, mas mesmo assim eles deveriam continuar ajudando os sacerdotes mais jovens.

A ideia de se aposentar como a conhecemos hoje é um fenômeno recente, do século XX, provocada pela expectativa de vida mais longa da Revolução Industrial. Somente nos últimos 60 anos é que a aposentadoria se tornou algo aspirador. Algumas gerações atrás era vista como "velho demais para trabalhar" ou "posto para escanteio".

A menos que você esteja pronto para ser colocado para escanteio, aprenda a apreciar seu trabalho!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Aulas de reposição


Senhores Pais e/ou responsáveis,    

 Natal, 24 de setembro de 2012.


Devido à troca de professores na disciplina de matemática, sentimos a necessidade de agendar com os alunos da 1ª série do Ensino Médio algumas aulas de reposição conforme cronograma abaixo.
Contamos com a sua compreensão e ajuda no sentido de enviar seu filho à escola.

DIAS: 27.09 (QUINTA-FEIRA) e 02.10 (TERÇA-FEIRA)
HORA: 16h05min às 17h30min

Atenciosamente,

           A Coordenação.

sábado, 22 de setembro de 2012

Violência na escola: também uma questão de espaço, ocupação e ação pessoal.


É comum nos depararmos com noticiários acerca da violência nas escolas. Não são poucos os casos que colegas professores sentiram e sentem na pele as consequências desse mal.

A falta de respeito, a violência verbal, o ser ignorado são exemplos de agressões rotineiras vivenciadas por professores e equipe técnica escolar. Mas, de onde vem tanta violência? O que leva um jovem a buscar na intimidação sua afirmação pessoal diante do grupo de convivência?

Alguns responderiam: as questões sociais; outros, a má formação familiar; e ainda outros, a falta de uma cultura de paz, bem como o ritmo da vida moderna com sua competitividade e selvageria. Como se observa, são inúmeros estímulos à violência e, de certa forma, a escola é impotente para lidar com a totalidade dos fatores acima expostos.

Se a violência não pode ser extirpada da sala de aula ou do pátio escolar como um todo, ela pode ser amenizada com algumas ações práticas. O espaço físico é um dos elementos que pode contribuir, e muito, para a diminuição de atitudes violentas no âmbito escolar.

A liberdade para correr e gastar energia em muito contribui para termos uma turma saudável e disposta ao aprendizado. Quando não existe espaço haverá necessariamente de se ter um maior controle sobre o pátio escolar. Uma solução para dificuldades com espaço podem ser os jogos coletivos ou não.

A estimulação de jogos de tabuleiros [dama, xadrez...] é uma boa sugestão para manter a mente e o corpo ocupados nos horários do intervalo. O uso da quadra, quando se dispõe deste recurso [bola, voleibol...], é também uma boa saída para o extravaso da garotada cheia de energia. A ausência dessas ações contribui para um permanente estado de tensão, que tende a ser extravasado de forma explícita ou não.

Além do espaço, o testemunho pessoal é outra ferramenta de grande importância no combate à violência escolar. Uma equipe técnica atuante, sensível às necessidades dos seus alunos, pode, em muito, fazer a diferença na vida da garotada. Em conversa com um colega professor ele me fez um relato que ilustra bem a intervenção positiva de um mestre na vida do seu aluno.

Conta o professor que em uma escola renomada na cidade do Recife um aluno foi denunciado por seus companheiros de classe como autor de um ato infracionário. O jovem colocou uma bomba junina no banheiro da escola e pichou a parede com a seguinte palavra de ordem: “Abaixo a burguesia”.  Quando abordado por seu professor logo ficou sem graça e, levado a refletir sobre seu ato, mudou drasticamente de postura.

Das muitas palavras ditas naquele encontro, uma em especial ficou no coração daquele jovem rico: “Se não se sente bem em ser o que você é, traga seus bens e entregue para os moradores de rua”. De cabeça baixa e em lágrimas o jovem se apresentou voluntariamente à coordenação da escola, pagou o prejuízo, mas foi afastado da comunidade. Passados alguns anos o professor encontrou-se ocasionalmente com seu ex-aluno, que lhe relatou haver trabalhado com jovens da FEBEM. O rapaz imprudente deu lugar a um homem maduro e consciente do seu papel social e em paz consigo mesmo.

A omissão é, sem dúvida, um pecado. Muito do que vemos hoje como violência na escola em parte se deve à falta de orientação de alguém próximo, cuja imagem suscite segurança e autoridade. A crise pela qual passa a família em nossos dias tem arruinado a vida de muitos jovens. Sem ter referencial no lar nossos jovens ficam à mercê da mídia, dos colegas, do mundo. Onde faltam pais, sobram aliciadores!

Fonte: 

O presente texto é fruto de uma conversa ocorrida entre os professores do Bereiano em nosso glorioso horário de intervalo. Esperamos que possa de alguma forma contribuir para  o debate sobre o tema. 
Jerônimo Viana

Deficiente tem coração


Poema da autoria da Profa. Ariadna elaborado durante um curso sobre Inclusão.


21 de Setembro –Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência



DEFICIENTE TEM CORAÇÃO
Ariadna Milena - 26/04/2012

MUITO SE FALA EM DEFICIÊNCIA
MUITO SE FALA EM INCLUSÃO
MUITO SE FALA, MAS POUCOS ESCUTAM
MUITOS SÃO AQUELES QUE NÃO TÊM CORAÇÃO
MUITOS SÃO AQUELES QUE NÃO ENXERGAM
E AQUI EU NÃO FALO DAQUELES QUE NÃO TÊM VISÃO.

O SER HUMANO FOI CRIADO COM UM PROPÓSITO
DE SE AMAR E ANDAR JUNTO COM SEU IRMÃO
MAS A VERDADE É QUE NA PRÁTICA É DIFERENTE
E O DIFERENTE SOFRE NA PELE A EXCLUSÃO
SE NÃO ESCUTO OU SE NÃO VEJO LEVANTO BARREIRAS
POIS MUITOS ACHAM QUE O DEFICIENTE NÃO TEM CORAÇÃO.

O NOSSO CÉREBRO É UMA MÁQUINA PERFEITA
POIS PERFEITO É O DEUS QUE O CRIOU
SUAS PEÇAS FORAM PENSADAS COM MUITO CUIDADO
POIS CADA UMA TEM UMA FUNÇÃO DETERMINADA PELO AUTOR
NOSSOS NEURÔNIOS QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELAS SINAPSES
ALIMENTAM NOSSO CÉREBRO PARA QUE O USEMOS COM AMOR.

PELA MEMÓRIA COMPREENDEMOS A APRENDIZAGEM
PELA AMÍGDALA DEMONSTRAMOS A NOSSA EMOÇÃO
AQUILO QUE NOS INTERESSA É GRAVADO AUTOMATICAMENTE
PRINCIPALMENTE ASSUNTOS QUE SÃO LIGADOS AO CORAÇÃO
HÁ A MEMÓRIA DE CURTO PRAZO E DE LONGO PRAZO
MAS HÁ AQUELES QUE TÊM UMA MEMÓRIA, MAS NÃO USAM NÃO.



A INFORMAÇÃO NOS POSSIBILITA FAZER DIFERENTE
A INFORMAÇÃO NOS DÁ RESPALDO PARA A INCLUSÃO
SÃO OS ESTÍMULOS QUE VIABILIZAM A PLASTICIDADE
CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA PARA SE CHEGAR À CONSOLIDAÇÃO
JÁ É SABIDO QUE A MEMÓRIA É UM FLASH DE IMAGENS
RETENÇÃO TEMPORÁRIA QUE DEPENDE DA DECODIFICAÇÃO.

ALUNOS COM AUTISMO É UM DESAFIO EM NOSSAS ESCOLAS
UM DOCE MISTÉRIO QUE NÃO ATINGE O CORAÇÃO
É O SEU CÉREBRO UMA CAIXINHA DE MUITAS SURPRESAS
LINGUAGEM COMPROMETIDA, QUE DIFICULTA A COMUNICAÇÃO
OLHANDO OU NÃO NOS OLHOS, MOVIMENTOS ESTEREOTIPADOS
O AUTISTA É PARA A CIÊNCIA UM GRANDE PONTO DE INTERROGAÇÃO.

VOU ME DETER NESTE MOMENTO À PESSOA SURDA
AQUELE SER QUE É DOTADO DE HABILIDADE
SÓ NÃO ESCUTA, MAS SEU DISCURSO TEM FORÇA E SEGURANÇA
TOLO É QUEM ACHA QUE A PESSOA SURDA NÃO TEM CAPACIDADE
ESCUTA TUDO, SÓ QUE DE FORMA DIFERENTE
UM SER QUE NO SILÊNCIO DERRUBA AS BARREIRAS DA CRUELDADE.

TAMBÉM HÁ PESSOAS QUE ENXERGAM COM OS DEDOS
EXISTEM PESSOAS QUE APRENDERAM A FALAR COM UM OLHAR
EXISTEM PESSOAS QUE ATÉ UM ABRAÇO LHES MACHUCA
MAS ENCONTRAM UMA FORMA PRÓPRIA DE SE FAZER ABRAÇAR
HÁ PESSOAS QUE NÃO ESCUTAM E NEM MESMO ANDAM
UM SER HUMANO QUE NECESSITA DO SEU CUIDAR.


EXISTE TAMBÉM A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
PASSOS COMPROMETIDOS, ANDAR DE RODAS, LIMITAÇÃO
NÃO MEXE OS MEMBROS, MAS COM OS OLHOS SE COMUNICAM
COM UM SORRISO DISPENSA ABRAÇO E APERTO DE MÃO
PARALISADO É AQUELE QUE TUDO TEM E NADA OFERECE
TEM TODOS OS ÓRGÃOS, MAS NUNCA USA O CORAÇÃO.
A INCLUSÃO TEM ENCONTRADO MUITA RESISTÊNCIA
MAS UM EXÉRCITO TEM SE LEVANTADO EM SEU FAVOR
CADA UM DE NÓS É RESPONSÁVEL POR HASTEAR ESSA BANDEIRA
UMA BANDEIRA QUE TEM COMO LOGOMARCA PITADAS DE PURO AMOR
NÃO SE INTIMIDEM, NUNCA DESISTAM, QUE VALE A PENA
EXISTE UM ALGUÉM QUE VÊ EM VOCÊ UM DEFENSOR.

USE A LINGUAGEM DO CORAÇÃO PARA DAR O SEU RECADO
A COMUNICAÇÃO COM UM SORRISO É SEMPRE EFICIENTE
SE A SUA MÃO NÃO ALCANÇAR USE UM OLHAR QUE TRANSMITE VIDA
QUEM SABE TOMAR SEU LUGAR ALCANCE OSEU SUBCONSCIENTE
SE MESMO ASSIM VOCÊ CONTINUAR SEM FAZER O QUE É NECESSÁRIO
PEÇA AO CRIADOR UMA NOVA CHANCE PRA APRENDER A SER GENTE.

QUE O NOSSO DEUS NOS CAPACITE E NOS ORIENTE
A USARMOS O NOSSO CÉREBRO COM TUDO O QUE NELE HÁ
ESTAMOS APRENDEMOS E SÓ A PRÁTICA NOS DARÁ VERACIDADE
NINGUÉM SABE TUDO, MAS O NOSSO QUERER É QUE VAI DIFERENCIAR
EM PROL DA INCLUSÃO, AS INFORMAÇÕES SERÃO AS NOSSAS ALIADAS
ACIONEM O CORAÇÃO SE A TEORIA POR ACASO FALHAR
NÃO ESQUECENDOQUE A MAIOR DEFICIÊNCIA DO SER HUMANO
É SER UM NORMAL E NÃO SABER AMAR.





sexta-feira, 21 de setembro de 2012

FGV disponibiliza aulas e questões online para o Enem

Crédito: Shutterstock.com
A FGV (Fundação Getúlio Vargas) lança site com aulas online e questões para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Instituição disponibiliza banco com 4,6 mil questões; meta é chegar a 50 mil em 4 anos. As provas do Enem acontecem nos dias 3 e 4 de novembro deste ano

No caso do banco, a meta da FGV é chegar a 50 mil questões em quatro a cinco anos, o que pode contribuir para mudar o modelo do Enem

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) lança nesta semana, o Programa FGV Online, que possibilita que o conhecimento produzido nas Escolas da FGV – Ebape, Eaesp, EPGE, Eesp, CPDOC, Direito Rio, Direito SP, Emap, Ibre – seja acessível a um grande número de alunos em todo o País, por meio da oferta de cursos criados tanto em uma única mídia quanto aqueles que utilizam, paralelamente, internet, encontros presenciais, TV via satélite e webcast.

» 50 links essenciais para o Enem 2012
» Entenda como música cai no Enem
» MEC quer usar lacre eletrônico para evitar fraudes no Enem 2012

Além de cerca de 90 aulas que podem ser usadas por candidatos na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a FGV também liberou no link ensinomediodigital.fgv.br, o acesso para um banco com 4,6 mil questões que seguem o modelo do Enem.

As aulas estão agrupadas em 15 cursos que abordam as quatro grandes áreas de conhecimento nas quais o Enem é dividido: Ciências da Natureza e Humanas, Matemática e Linguagem e suas Tecnologias. Quando estiver completa, a coleção terá 30 cursos. No caso do banco, a meta da FGV é chegar a 50 mil questões em quatro a cinco anos, o que pode contribuir para mudar o modelo do Enem, tanto em termos do grau de segurança do exame quanto na sua capacidade de melhorar a qualidade do ensino médio.

Atualmente, o banco da FGV contém 6 mil questões prontas - além das 4,6 mil já disponíveis, outras 1,4 mil serão publicadas até abril do próximo ano. Desse total, cerca de 1 mil são relacionadas ao conteúdo do ensino médio e podem servir para avaliar alunos de 1.ª e 2.ª séries. As demais seguem fielmente o formato das usadas no Enem.

Para montar o banco de questões, a fundação articulou uma rede de mais de cem professores de escolas públicas e privadas, a maioria delas do Rio. Do grupo fazem parte docentes de Colégios como Pedro II, Santo Inácio e Santo Agostinho e o Andrews.

De acordo com as informações do jornal Estado de São Paulo, a FGV não pretende produzir vídeos por enquanto, mas já está desenvolvendo o áudio para as aulas.


Fonte: Universia Brasil

A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção



Profa. Regina.

Subsídio para a aula de campo em Fortaleza-Ceará.
Fonte: http://pt.wikipedia.org


A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção localiza-se à margem esquerda da foz do riacho Pajeú, sobre o monte Marajaitiba, na cidade de Fortaleza, no litoral do Estado brasileiro do Ceará. Atualmente abriga a sede da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro.

A primitiva estrutura no local da atual fortaleza remonta à época da segunda das Invasões holandesas do Brasil, erguida em 1649 por neerlandeses: o Forte Schoonenborch. Com a expulsão dos invasores, a Coroa Portuguesa tomou posse da fortificação, rebatizando-a como Forte de Nossa Senhora da Assunção.

A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

Desmoronado o Forte de Nossa Senhora da Assunção (1812), o governador da então Província do Ceará, Manuel Inácio de Sampaio e Pina Freire, deu início, no local, a uma nova estrutura para a defesa daquela Capital. A pedra fundamental foi lançada a 12 de outubro de 1812, em homenagem ao aniversário do "sereníssimo Senhor Príncipe da Beira, o senhor D. Pedro de Alcântara".

A planta, de autoria do Tenente-coronel Engenheiro António José da Silva Paulet, que dirigiu a sua construção, apresenta a forma de um quadrado com 90 metros de lado, com baluartes nos vértices, sob a invocação, respectivamente, de Nossa Senhora da Assunção (nordeste), São José (sudeste), Dom João (noroeste) e Príncipe da Beira (sudoeste). 

Artilhada inicialmente com cinco peças, foi custeada com fundos públicos (20:362$390 réis) e doações particulares (16:113$267 réis), afora doações de materiais e serviços, de voluntários e de escravos. GARRIDO reporta que, em 1816, a fortaleza encontrava-se artilhada com vinte e sete peças.

Uma lápide comemorativa, colocada na muralha externa Norte quando da inauguração da fortaleza, reza, em latim:

    "Informem montem me derisere carinae, Nunc arcem magnum respectu pavescunt:
    Hic me Sampaius, sexto regnante Joanne,
    Fundavit pulchram; Pauleti refulget.
    Armis me fortem civilia dona
    Muris me fortem reddunt stipendia Regis."

    "Ano de 1817. As naus escarneciam de mim quando eu era um monte informe: agora que sou uma grande fortaleza, de longe tomam-se de respeito. Aqui, reinando D. João VI, Sampaio me fundou bela, o engenho de Paulet resplandece. Os donativos dos cidadãos me tornaram forte pelas muralhas, e dos dispêndios reais me fazem forte pelas armas."

O mesmo autor indica que, à época (1958), essa lápide se encontrava no Museu do Estado do Ceará.
No contexto da Revolução Pernambucana de 1817, numa das celas desta fortificação esteve detida Bárbara de Alencar, líder revolucionária em Crato, no Ceará, considerada localmente como a primeira prisioneira política da História do Brasil.

Em 1821, o Governador Francisco Alberto Rubim solicitou 200$000 réis para a conclusão de suas obras, o que ocorreu no ano seguinte (17 de agosto de 1822).[7] BARRETTO (1958) informa que a sua artilharia foi aumentada para trinta e uma peças de diferentes calibres a partir de 1829.


Cantinho da poesia - Auta de Souza

MORTA
                                               A Jahel Beltrão


Dos braços da mãe querida
Desceu Laura à sepultura:
Morreu na manhã da vida,
Criancinha ainda e tão pura!


Não viu desabrochar-lhe n’alma
A aurora dos quinze anos;
Fugiu inocente e calma
Do mundo cheio de enganos.


Temeu, pobre mariposa!
O encanto louco das brasas,
Pois, na friez de uma lousa,
O arcanjo não queima as asas.


De todo o choroso dia
Só nos resta na lembrança,
Como visão fugidia
D’aquela virgem criança:


Um caixãozinho funéreo,
- Abismo de nossas dores -
Conduzido ao cemitério
Como uma cesta de flores.

Fonte: Jornal da poesia
Profa. Dilma Damasceno

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

JOGOS ESCOLARES DO RIO GRANDE DO NORTE – JERN’S 2012.

                                        
  Natal, 10 de setembro de 2012.


Senhores  Pais,                           

No período de 11 a 22 de outubro ocorrerá a XLI EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES DO RIO GRANDE DO NORTE – JERN’S 2012.

Na escola, teremos um horário especial, no qual não será possível a ministração de conteúdos novos. Usaremos esse período para revisão do conteúdo dado, solução de questões, tira dúvidas etc. Será um excelente momento para os alunos se prepararem melhor para as provas do 3º trimestre e o fechamento do ano letivo.

Reiteramos que a rotina de fardamento, horário da primeira aula e postura em sala de aula serão exigidos normalmente.

Abaixo segue o horário especial para esse período:

  • 11/10 (QUINTA-FEIRA) - Aula normal, com culto e celebração alusiva ao Dia do Professor, proporcionados pelos alunos.
  • 12/10 (SEXTA-FEIRA) e 15/10 (SEGUNDA-FEIRA) – Feriados.
  • 16 a 19/10 teremos 04 (quatro) horários de aula de 50 minutos cada, para todas as turmas, sem intervalo. – INÍCIO: 07h15min e TÉRMINO: 10h35min.
  • 22/10 (SEGUNDA-FEIRA) - Aula normal, com conteúdo novo.
Esperamos que os senhores façam um acompanhamento de perto durante essa semana  e que todos tirem o melhor proveito desse momento.
Atenciosamente,

Marcelo Moura
Diretor

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

NET Educação lança 1º Concurso Cultural Educonexão

Com o tema “Participação Social”, concurso premiará alunos e instituições de ensino

Com o mote “O mundo pode ser melhor?”, o portal NET Educação (www.neteducacao.com.br) lança o 1º Concurso Cultural Educonexão, com inscrições abertas a partir de 17 de setembro. Podem participar jovens de 14 a 19 anos vinculados a instituições de ensino (escolas públicas ou privadas, ONGs, fundações e institutos), que deverão produzir um vídeo de até a 2 minutos de duração mostrando como podem contribuir para um mundo melhor. As inscrições devem ser feitas em grupos compostos por 1 professor mediador e até 5 alunos.

“O concurso segue o objetivo do NET Educação de estimular a utilização de novas tecnologias em sala de aula. Neste concurso, incentivamos a expressão audiovisual de forma colaborativa e com a produção final do projeto teremos conteúdos de interesse comum a professores e alunos via web”, aponta Daniely Gomiero, gerente de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da NET.

Os vídeos serão recebidos pelo portal NET Educação e uma comissão julgadora escolherá 20 semifinalistas, que ficarão disponíveis para votação pública e escolha de 6 finalistas. A Comissão Julgadora apontará, então, os 3 vídeos vencedores, que serão premiados com 1 câmera fotográfica para cada integrante. A escola ou instituição de ensino também será premiada com um projetor.

As inscrições e envio dos vídeos estarão abertas de 17 de setembro a 5 de novembro. De 19 a 30 de novembro estará aberta a votação por júri popular via portal NET Educação e a divulgação dos 3 vencedores será no dia 4 de dezembro.

NET Educação

O Portal NET Educação (www.neteducacao.com.br) é um programa de responsabilidade social de acesso livre e gratuito, que tem como objetivo contribuir com a educação brasileira, por meio do incentivo à utilização das novas mídias na sala de aula, nos relacionamentos familiares e também na educação não formal.

Em 2004, o programa foi reconhecido e premiado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como a melhor iniciativa empresarial na categoria “Comunicação e Informação”. Em 2009, foi reformulado para atender não só professores, mas também a comunidade escolar, alunos e familiares. E em 2011, o Portal recebeu um investimento de R$ 1 milhão e passou a contar com novo layout e diversas melhorias, com foco na troca de conhecimento, aumento da interatividade e integração às redes sociais.

Fonte: http://www.segs.com.br